Feira Refúgio em Foco terá edições especiais na semana em que se celebra o Dia do Refugiado

0
94

Na semana em que se comemora o Dia do Refugiado (20/06), a Secretaria Especial de Cidadania realiza duas edições especiais da Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais. Uma acontece no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, na abertura da exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro”, nesta quarta-feira (19/06). A segunda será realizada no Memorial às Vítimas do Holocausto, em Botafogo, no sábado (22/06).

A Feira Refúgio em Foco conta com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Uruguai e Venezuela, que residem na cidade. Variedade de produtos, comidas típicas, roupas, tecidos africanos com suas belas estampas e bandeiras de todas as nacionalidades são alguns dos destaques. Estarão disponíveis também objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e peças em artesanato, como brinquedos educativos em madeira, bijuterias em trançados, aço, pedras naturais, macramê, entre outros.

O secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira, ressalta a importância de celebrar a data e proporcionar maior visibilidade à população de refugiados que mora no Rio.

– Além de estabelecer uma política pioneira de apoio a migrantes e refugiados, com a criação do CRAI (Centro de Referência e Apoio ao Imigrante), eventos culturais e voltados para o empreendedorismo possibilitam mais integração e muitas oportunidades para todos, afirma Leandro Pereira.

A exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro” foi idealizada pelos alunos do curso de Museologia – Integral da UNIRIO. O tema central é a vida de pessoas refugiadas, suas trajetórias, culturas e arte! O evento de abertura contará, além da Feira Refúgio em Foco, com roda de conversa, apresentação de dança congolesa e do curta “Pertences: Histórias do Refúgio”.


O Memorial às Vítimas do Holocausto, também sensível às temáticas ligadas à migração e refúgio da população mundial, realiza uma série de ações para marcar a “Semana do Migrante e Refugiado”. Além da parceria com a Secretaria Especial de Cidadania para a realização da Feira Refúgio em Foco, o evento conta com oficina de conscientização climática, contação de história e roda de conversa para debater os desafios enfrentados pelas populações em deslocamentos forçados ou incentivados ao longo da História.

 

Programação Museu Histórico Nacional

Exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro”

“Feira Refúgio em Foco”

Data: 19/06 – Abertura. 

Em cartaz até 07/07

10h às 17h- Feira Refúgio em Foco

14h – Cerimônia institucional de abertura

14h30 – Exibição do episódio piloto da série documental Pertences: Histórias do Refúgio

“Pertences: Histórias do Refúgio” foi produzida com recursos públicos do FSA/BRDE geridos pela Ancine e foi contemplada no Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2023 da Riofilme através da Lei Paulo Gustavo. A série está atualmente em finalização e será exibida pelo canal Curta!

15h – Roda de conversa com colaboradores da exposição

16h – Apresentação de danças congolesas

16h15 – Abertura da exposição curricular

Endereço: Praça Marechal Âncora s/n – Centro – Rio de Janeiro

 

Programação Memorial às Vítimas do Holocausto

Semana do Migrante e Refugiado

Data:22/06

10h às 17h – Feira Refúgio em Foco

10h30 – Ateliê convida

Mural do Clima com Bob Montinard

14h30 – Roda de conversa – “Em Diáspora: fluxos migratórios no Século

XXI”, com Dianduala Nguidi, Fabiana Chicralla Siqueira e Otávio Ávila.

Mediação: Wesley Ribeiro

16h – Memorial em família

Contação de História

Povos Brasileiros com Ana Luísa Lacombe

Endereço: Embaixador Sanchez Gavito, 333, Mirante do Pasmado – Botafogo