Feliz Aniversário, Rio de Janeiro

0
712

Hoje (01/03), a cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio, completa 457 anos de fundação.

Cidade Maravilhosa, capital cultural do Brasil, antigo Estado da Guanabara, por 197 anos o Rio foi a capital do país. Aqui aconteceram eventos históricos importantes, como a Proclamação da República (Campo de Santana), o suicídio do presidente Getúlio Vargas (Palácio do Catete), dentre outros.

Outro ponto interessante que lhe dá característica especial: o carioca, com seu sotaque específico. Hospitaleiro, irreverente, que chama até desconhecido de “meu amigo”. Amizade de bar, então… Basta umas cervejinhas para o companheiro desconhecido de copo virar amigo.

Ao longo de décadas, problemas diversos se apresentaram e sentimos seus reflexos ainda hoje. Crises econômicas, problemas sociais, (in)segurança pública, por aí vai. Considere-se, também, o abandono por gestores públicos, ao longo do tempo. Cuida-se de um lado, descuida-se do outro. E assim caminhou a humanidade carioca…

Os problemas do Rio de Janeiro não são simples. E não se resolvem votando, de 4 em 4 anos, em novos gestores. Não é política, ideologia, que vão resolvê-los. Questão técnica. Caso de sentar a traseira na cadeira, pesquisar bastante, raciocinar mais ainda, fazer contas, criar projetos viáveis. Por favor, sem considerar-se, também, o famoso “o quanto levo nisso?”.

Triste para uma carioca da gema, nascida e criada na Zona Norte,  ver bairros, que na minha infância eram prósperos, hoje abandonados, vazios. Desvalorizados. Muito triste mesmo.

O Rio de Janeiro precisa desse trabalho sério. E merece. Porque, naturalmente, sim, Cidade Maravilhosa, abençoada por Deus. Paisagem bela e em todo e qualquer ponto da cidade. Fqalo por experiência, por fazer o Caminhos do Rio. Por andar nesta cidade.

O Rio de Janeiro merece ser tratado com carinho, mas também com seriedade. Benefício de todos. E em vários campos – econômico, social, saúde, etc. Muito trabalho a ser feito, que pode gerar empregos para muitos dos moradores da cidade que estão desempregados.

A cidade, de tão maravilhosa, colabora com o serviço. Caso da Zona Portuária, que durante décadas, ficou abandonada. Mesmo sendo área histórica, importante. Feitas obras necessárias, hoje é ponto cultural e turístico, recebendo milhares de visitantes diariamente. E oferece paisagens bonitas também.

Cuidar da cidade do Rio de Janeiro é valorizar seu povo, também. É resgatar a autoestima. Cuidar dos patrimônios históricos é por demais importante – nossa história, nossa cultura, nossa identidade.

Trabalho muito a ser realizado, sem dúvida. Que os moradores também pode colaborar. Quando cuidam dos seus imóveis, lhes valorizando, colaboram para a valorização do bairro. Quando se respeita normas, quando não se joga lixo no chão, nas encostas, nos rios, idem.

Como disse, muito trabalho e questão técnica. Foco apenas no trabalho, não em benefícios políticos futuros. E colaboração dos moradores, dentro das suas possibilidades. O Rio merece. O Rio precisa. E muito.

Que o Cristo Redentor continue nos abençoando. Que nos traga a luz, que tanto precisamos, para termos as idéias certas e comportamentos necessários, para recuperar nossa cidade. Porque o Rio merece. Porque é uma cidade maravilhosa.

Parabéns, Rio de Janeiro, pelos seus 457 anos de fundação. Um beijo carinhoso desta carioca que tanto te ama.

E vida que segue!