Flip 2023: BiblioSesc chega a Paraty com 3 mil obras disponíveis para consulta e leitura mediada

0
317

O projeto BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc RJ, chegou a Paraty para a 21ª Flip, a Festa Literária Internacional da cidade. Até domingo (26/11), o público terá a oportunidade de consultar o acervo de 3 mil livros que a unidade móvel transporta, incluindo obras da autora homenageada desta edição, Patrícia Galvão, a Pagu, e de outros autores que participarão da feira. Os visitantes também poderão participar de leituras mediadas e ainda se cadastrar na Rede de Bibliotecas do Sesc. 

Instalada no Largo de Santa Rita, marco do Centro Histórico de Paraty, a biblioteca volante estará de portas abertas para o público das 9h às 19h. Já as mediações de leitura vão acontecer a partir das 10h, com Ana Carolina Silva e Juliana Correia, que possuem um vasto repertório relacionado à literatura e vão apoiar a experiência dos leitores num ambiente aconchegante para leitura. 

Ana Carolina Silva é contadora de histórias, formada pela UFRRJ, e que atua em Paraty desde 2015. Juliana Correia é escritora e contadora de histórias, mestre em educação pela mesma universidade. Criadora do BaObazinhO, projeto que alia arte africana, memória e educação, é autora dos livros infantojuvenis Akua’ba (OríkÌ Editora, 2022) e Futebol e Assombração (Aziza Editora, 2021). É pesquisadora das artes negras com profunda vivência em culturas de matriz africana. 

O  BiblioSesc foi criado para incentivar o hábito de leitura e ampliar o alcance do público aos livros. Só no estado do Rio de Janeiro são quatro unidades móveis, que circulam pelos municípios com livros criteriosamente selecionados e constantemente renovados. Nas estantes montadas nos caminhões adaptados, o público encontra clássicos da literatura, livros de aventura, ficção, romance, suspense e histórias em quadrinhos. As unidades também realizam ações de engajamento aos leitores, que reforçam o prazer da leitura. 

 

Mais sobre a Flip 

Com o tema “Pagu: A arte de ser divergente”, a Flip 2023 será realizada entre 22 e 26 de novembro e homenageia a escritora, jornalista, artista e ativista Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu, uma das figuras mais importantes do modernismo brasileiro, que participou do movimento antropofágico e chegou a ser presa durante a ditadura de Getúlio Vargas. Entre os autores confirmados para essa edição, 13 são estrangeiros e 15 brasileiros, que dialogam com a vida e a obra da escritora homenageada. Saiba mais em flip.org.br. 

  

SERVIÇO   

BiblioSesc na 21ª Flip – Festa Literária Internacional de Paraty 

Data: 23/11 a 26/11   

Horário: 9h às 19h. Mediação de leituras a partir das 10h 

Local: Largo de Santa Rita, Centro Histórico de Paraty 

Entrada e consulta das obras gratuitas