Festa de Sant’Anna 2018 em Búzios

0
1667

A partir desta quinta-feira (26/07), os tradicionais festejos em homenagem à padroeira da cidade de Búzios, N. Sra. Sant’Anna, chegam no seu auge. A programação mescla as atividades religiosas com shows de MPB, competições religiosas, quadrilhas e queima de fogos. A festa acontece com realização da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia e apoio da Prefeitura de Búzios.

Segundo a tradição católica, Santa Ana ou Sant’Anna (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, “Graça”) foi genitora de Maria, mãe de Jesus Cristo. A festa em homenagem à santa acontece desde 1740, sendo considerada a maior e mais importante manifestação de fé e cultura da cidade de Búzios.

Ao longo destes 278 anos de celebração, a festa em homenagem à padroeira vem sendo considerada um encontro das famílias buzianas. Diz uma lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada no mar por pescadores e que, a partir desse dia, não faltou mais pesca para a população. Também diz-se que, durante a construção da capela (em 1740), a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez com que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

Confira a programação dos festejos:

DIA 26 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

09h – Tradicional ALVORADA saída do Centro em direção ao Morro da Igreja 10h – MISSA SOLENE – Bispo Dom Alano 11h – SOLENIDADE DAS BANDEIRAS com a presença das autoridades religiosas e governamentais.

18h – SOLENE PROCISSÃO

20h – SANTA MISSA

21h – SHOW CATÓLICO NO MORRO – MÁRCIO PACHECO 23h – SHOW NO PALCO PRINCIPAL

DIA 27 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

21h – SHOW NO PALCO DO MORRO

22h30 – SHOW NO PALCO PRINCIPAL

DIA 28 DE JULHO – SÁBADO

09h – COMPETIÇÃO DE STAND UP (saindo da praia de Manguinhos em direção à praia da Armação) 20h – SANTA MISSA 21h – SHOW NO PALCO DO NO MORRO – BANDA ISRAEL – Quadrilha / pescaria / fogos 23h – SHOW NO PALCO PRINCIPAL

DIA 29 DE JULHO – DOMINGO

08h – CORRIDA E TRAVESSIA DE SANT’ANNA

10h – CAVALGADA

13h – ALMOÇO FESTIVO COM BINGO

20h – SHOW NO PALCO DO MORRO

21h30 – SHOW PALCO PRINCIPAL

23h30 – SORTEIO DAS RIFAS – ANÚNCIO DOS NOVOS FESTEIROS 00h – QUEIMA DE FOGOS