Festa do Divino 2023 em Angra dos Reis

0
556

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma das maiores manifestações culturais e religiosas da cidade de Angra dos Reis, já começou a ser organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

Este ano a festa será realizada de 19 a 28 de maio, com uma intensa programação folclórica e religiosa nas igrejas do Centro e no Cais de Santa Luzia, onde será montado o Império e o palco para as atrações culturais.

De 17 a 20 de abril  estarão abertas, na Casa Larangeiras, as inscrições para as danças folclóricas dos Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Marujos e Velhos. Podem participar pessoas do sexo feminino e masculino, com idades entre 8 e 12 anos para os coquinhos, e a partir dos 15 anos para as demais danças. Nos casos de menores de idade, a inscrição deverá ser feita mediante autorização por escrito do responsável legal, que também terá a responsabilidade de acompanhar os menores nos ensaios e nas apresentações.

Os dançarinos terão direito a vestimentas, lanche e uma ajuda de custo, que será realizada por meio de patrocínio da iniciativa privada. Além disso, os participantes terão ainda a obrigação de participar de 80% dos ensaios e cumprir a agenda apresentada previamente, acompanhando o cortejo do Menino Imperador de 26 a 28 de maio.

Para receber a ajuda de custo, os inscritos deverão entregar suas vestimentas limpas e em bom estado, que é uma das exigências para ter direito a receber o subsídio, além de cumprir as normas descritas no regimento interno da festa, publicado no Boletim Oficial do município e disponível no site da prefeitura www.angra.rj.gov.br.

As inscrições poderão ser feitas na Casa Larangeiras, de 17 a 20 de abril, das 9 às 16h, com preenchimento da ficha e termo de responsabilidade. Os ensaios terão início dia 24 de abril, sendo Marujos e Coquinhos, às terças e quintas-feiras (19h); Jardineiras e Lanceiros, às segundas e quartas-feiras (19h); Velhos, aos sábados (15h), no Convento São Bernardino de Sena.