Firjan SENAI em sinergia com laboratórios de inovação e ambiente para startups americanas

0
206

O último dia de participação dos representantes brasileiros na Offshore Technology Conference – OTC 2022, em Houston, em 6/5, foi marcado pela troca de experiências junto a iniciativas locais de desenvolvimento tecnológico e a visita técnica a uma planta industrial de hidrogênio. O grupo conheceu as dependências da AirLiquide, além dos centros de inovação da GreenTown Labs e da The Ion.

Foi possível constatar que o Brasil e Rio de Janeiro apresentam soluções em nível global e capazes de atender ao mercado tão bem quanto outras instituições pelo mundo. “As visitas aos centros de inovação aqui em Houston ratificam o que já sabíamos: nossos Institutos de Inovação da Firjan SENAI são tão bem equipados quanto os do mundo afora e com competência instalada no mesmo nível. Os projetos apresentados aqui pelos nossos representantes estão igualmente alinhados ao mercado internacional e avançam para se desdobrarem em parcerias reais com a indústria mundial”, afirmou Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

Durante a visita à planta de hidrogênio da AirLiquide, em Pasadena, os representantes da companhia explicaram que há uma unidade no Brasil, com brasileiros no comando, operação e automação da planta de produção de hidrogênio. Além disso, ela trabalha com mais de 80% de captura de gás carbônico, colocando-a à frente na transição energética. Incluída na pauta de descarbonização, a produção de hidrogênio da companhia está relacionada com outros mercados, como o de oxigênio hospitalar e outros gases.

“Em geral, o desenvolvimento desse mercado exige grandes investimentos, apoio governamental para impulsionar negócios e necessita de densidade de consumo nos arredores para justificar o desenvolvimento de infraestrutura”, explicaram os representantes da AirLiquide.

Soluções para a indústria

O grupo também visitou dois centros voltados ao desenvolvimento tecnológico e de empresas: o GreenTown Labs e o The Ion. Voltadas para a inovação e soluções para indústrias, a experiência comprovou que as instalações da Firjan SENAI, no Rio de Janeiro – com seus Fab Labs, laboratórios de prototipagem, e centros de inovação -estão mais do que preparadas para atenderem ao mercado nacional e internacional, devido à aproximação com a indústria e o desenvolvimento educacional da mão de obra nacional.

O GreenTown Labs atua na cessão de espaço para startups, viabilizando o local para escritórios e instalações para show room e desenvolvimento das soluções tecnológicas. Já o The Ion, localizado ao lado do GreenTown Labs e inaugurado em 2021, atua na oferta de área de escritório privativos, assim como espaços comuns para estimular a troca entre os usuários das instalações. Além disso, o The Ion disponibiliza alguns ferramentais complementares ao primeiro, trabalhando em parceria entre si para impulsionar os resultados nas soluções para empresas.