II Mostra de Cinema ChinaBrasil exibe 14 produções com entrada franca no Rio 

0
178

Os cinemas chinês e brasileiro serão celebrados no Rio de Janeiro durante a II Mostra de Cinema ChinaBrasil, que ocorre entre os dias 4 e 7 de dezembro no Estação Net Rio, em Botafogo. Com curadoria do produtor e documentarista Hélio Pitanga, a programação totalmente gratuita vai exibir sete longas-metragens chineses, a maioria inédita nos cinemas brasileiros, e sete filmes nacionais que poderão ser revistos pelo público. 

Entre os filmes chineses, destaque para o drama “De Volta ao Sul”, de Xiao Haiping, exibido no 71º Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e XV Festival Internacional de Cinema de Macau; a comédia inédita “Como Pai e Filho”, de Bai Zhiqiang, premiada como Melhor Filme Infantil no 36º Prêmio Galo de Ouro, maior festival de cinema da China; o drama familiar “Nuvens Brancas e Cães Azuis (Caminho Para Casa)”, de Zang Lianrong e Xu Ruogu, indicado aos prêmios de Melhor Ator e Melhor Fotografia no Festival de Cinema Internacional de Xangai; além do romance “O Flamingo”, de Yang Tiandong. 

Já a programação brasileira conta com produções que participaram de circuitos de arte, integraram festivais e estrearam nos cinemas, e que agora poderão ser novamente apreciadas pelo público de graça. Dentre elas, o biográfico “Heleno – O Príncipe Maldito”, de José Henrique Fonseca, estrelado por Rodrigo Santoro, que conquistou prêmios de Melhor Ator nos festivais de cinema de Lima e Havana pelo papel, e o elogiado drama “Casagrande”, de Fellipe Barbosa, com Marcello Novaes e Suzana Pires, exibido nos festivais de Rotterdam, San Sebastian, e Toulouse. Único documentário, o inédito “Inhotim”, de Tiago Arakilian (“Antes Que Eu Me Esqueça”), traz um olhar que mistura arte contemporânea e paisagismo, a partir das pessoas que trabalham no lugar.

Idealizador da Mostra, Arthur Chen, empresário chinês naturalizado brasileiro ressalta que seu objetivo é promover o intercâmbio cultural entre os dois países, abrindo espaço para que se conheça o que é a produção audiovisual de ambos. Na China, o público prestigia os filmes nacionais e comparece em peso aos cinemas. Segundo a Administração Nacional de Cinema da China, a bilheteria total de ingressos vendidos no país em 2023 até 14 de novembro já ultrapassava os 50 bilhões de yuans (cerca de R$ 34 bilhões), com um público total de 1,179 bilhão de espectadores. Dos 58 filmes com bilheteria superior a 100 milhões de yuans na China em 2023, 39 são chineses.

“Fiquei muito satisfeito com a primeira edição da Mostra. Tivemos a participação de um público bem interessado em conhecer os filmes chineses e rever os brasileiros. Foi muito gratificante poder realizar o evento. China e Brasil têm uma parceria de sucesso na área de comércio exterior de produtos, mas na área cultural e de turismo pode melhorar. Quero ajudar a mudar esse cenário”, comenta Arthur, que nasceu na província Zhejiang, na China, e mora no Brasil há mais de 30 anos. 

Como na primeira edição, a II Mostra de Cinema ChinaBrasil também irá homenagear as produções dos dois países e um representante de cada filme receberá o prêmio Arara Azul pela sua relevância. A atriz brasileira Lucélia Santos, amplamente reconhecida na China pelo sucesso da novela “Escrava Isaura” no país, vai presidir o evento.  


FILMES PARTICIPANTES

Produções da China:


NA DIREÇÃO DA LUZ
Animação| 2022| 83 min
Dirigido por: Lan Xiya, Li Nianze, Zhao Yi, Yu Kun, Liu Gaoxiang, Liu Maoning e Chen Chen

Sinopse: O filme foca na vida real de pessoas comuns, usando o amor como eixo principal para contar “eu e minha infância” sob diferentes perspectivas.  


NUVENS BRANCAS E CÃES AZUIS (CAMINHO PARA CASA)
Drama| 2019| 98 min
Dirigido por: Zang Lianrong e Xu Ruogu

Elenco: Zhang Dengping, Qu Guoqiang, Liao Xueqiu, Wang Caiping

Sinopse: O filme narra a história de um idoso doente que, nos últimos momentos de sua vida, retorna à sua terra natal com a companhia de seu filho para procurar a filha desaparecida há muitos anos. Ao longo desse processo, a relação tumultuada entre pai e filho passa por transformações significativas. 


O FLAMINGO
Drama| Romance| 2021| 90 min
Dirigido por: Yang Tiandong

Elenco: Xu Cenzi, Wang Jiajun, Cheng Qi

Sinopse: O enredo do filme gira em torno de um casal que, após um acidente, se vê obrigado a pagar uma indenização. Para solucionar essa questão, eles utilizam o registro familiar da mulher em Pequim para forjar um casamento com um estrangeiro, em troca das qualificações deste para a compra de uma casa. Contudo, essa artimanha acaba resultando no enfraquecimento de seu relacionamento de muitos anos. Simultaneamente, o homem que adquiriu a casa também perde sua namorada de infância. 


COMO PAI E FILHO
Comédia| 2023| 97 min
Dirigido por: Bai Zhiqiang 

Elenco: Hui Wangjun, Bai Zezé

Sinopse: O filme narra a história de Gou Ren, um caminhoneiro em busca de vingança por seu filho. Gou Ren acidentalmente encontra Maodou, uma ‘criança travessa’ em busca de seu pai. Por conta de uma série de coincidências, os dois embarcam em uma jornada para encontrar o pai da criança, repleta de momentos de risos e lágrimas.


DE VOLTA AO SUL 

Drama| 2023| 106 min
Dirigido por: Xiao Haiping

Elenco: Liu Baisha, Cao Cuifen, Shen Shiyu

Sinopse: O filme narra a história de Lin Shanshan, que, após muitos anos vivendo no norte, retorna à sua cidade natal no sul. Ela restaura a antiga casa onde costumava viver com sua avó e a transforma em uma pousada. No ambiente acolhedor da pousada, quatro grupos de hóspedes de diferentes lugares vivenciam quatro histórias encantadoras e calorosas. 


TRINTA E POUCOS ANOS
Drama| 2023| 97 min
Dirigido por: Liu Fang

Sinopse: O filme conta a história de Zhou Xingguo, um jovem de Hunan que trabalhou arduamente para iniciar um negócio, superou muitas dificuldades e finalmente desenvolveu de forma independente um redutor planetário, embarcando no caminho da verdadeira produção na China. 


DOUDOU E SEU PAI
Infantil| 2023| 103 min
Dirigido por: Gao Xioungjié 

Elenco: Zhu Haobei, Zhu Chenxi

Sinopse: Em abril, a loja de roupas infantis Shen Dou Dou foi forçada a fechar, e A Yu, que originalmente planejava descansar em sua cidade natal, viu sua filha Dou Dou querendo frequentar a escola pré-escolar. No entanto, a escola ainda não havia retomado as aulas. Decidido a seguir o ditado “ler milhares de livros e percorrer milhares de milhas”, ele opta por fazer uma viagem de bicicleta até Lhasa com sua filha de quatro anos. Ao longo da jornada, eles registram paisagens encantadoras e experimentam uma comovente relação pai-filha. Suas ações atraem a atenção pública, gerando debates e questionamentos, mas também ganham cada vez mais apreço e ajuda. Durante essa viagem de bicicleta desafiadora, A Yu enfrenta várias lutas entre fé e realidade. Ele exemplifica princípios importantes para sua filha, enquanto ela, por sua vez, inspira coragem para que ele continue a jornada difícil. Essa viagem difícil e romântica torna-se não apenas a jornada de crescimento da criança, mas também a jornada de redenção pessoal do pai. 


Produções do Brasil: 


HELENO, O PRÍNCIPE MALDITO
Drama| Esporte| 2012| 116 min| 14 anos
Dirigido por: José Henrique Fonseca

Elenco: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Othon Bastos

Sinopse: Nos anos 40, o jogador de futebol Heleno de Freitas era visto como o príncipe do Rio de Janeiro. Além de galã, era um ótimo atleta. Mas seu comportamento arredio, indisciplina e a doença que adquiriu transformaram sua vida em uma trágica história.


UM DIA QUALQUER
Ação| Drama| 2022| 90 min| 16 anos

Dirigido por: Pedro von Krüger
Elenco: Pablo Barros, Augusto Madeira, Mariana Nunes

Sinopse: Em ‘Um Dia Qualquer’, diferentes moradores do subúrbio carioca lutam para sobreviver a uma rotina de violência e corrupção, marcada pelos desmandos da milícia. Depois da morte de Seu Chapa, o então policial Quirino (Augusto Madeira) passa a controlar o tráfico da região.


MINHA FAMA DE MAU
Drama| Musical| 2019| 116 min| 12 anos
Dirigido por: Lui Farias
Elenco: Chay Suede, Gabriel Leone, Malu Rodrigues

Sinopse: Na Tijuca da década de 1960, o jovem Erasmo Carlos alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis Presley, Bill Haley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão enquanto vive de sonhos, bicos e pequenas delinquências. Sua fama de roqueiro atrai Roberto Carlos, e logo se tornam parceiros e amigos.


VIDAS PARTIDAS
Drama| 2016| 90 min| 16 anos

Dirigido por: Marcos Schechtman

Elenco: Domingos Montagner, Naura Schneider, Georgina Castro 

Sinopse: Graça e Raul se apaixonam perdidamente. Eles se casam e têm duas filhas. Tudo vai muito bem até que Graça cresce em sua carreira, mas Raul fica desempregado. Para não desequilibrar o relacionamento, Graça pede um favor a um amigo e ex-marido, que secretamente indica Raul a uma vaga de professor na Universidade, garantindo a ele um emprego.


A CIDADE ONDE ENVELHEÇO
Drama| 2016| 99 min| 12 min| 12 anos

Dirigido por: Marília Rocha

Elenco: Elizabete Francisca Santos, Francisca Manuel, Paulo Nazareth

Sinopse: Uma jovem portuguesa que vive no Brasil recebe em sua casa uma amiga com quem já não tinha contato. Surge uma profunda ligação entre elas: enquanto uma lida com a saudade irremediável de casa, a outra vive uma aventura em um novo país.


CASA GRANDE

Romance| Drama| 2014| 117 min| 14 anos

Dirigido por: Fellipe Barbosa

Elenco:  Thales Cavalcanti, Marcello Novaes, Suzana Pires

Sinopse: Sônia e Hugo são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean, que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade.


INHOTIM

Documentário| 2022 – INÉDITO
Dirigido por: Tiago Arakilian

Sinopse: Inhotim, uma combinação utópica de arte contemporânea e paisagismo, transforma radicalmente a pequena cidade de Brumadinho – através das histórias de vida de pessoas que trabalham no complexo, como a chef Dailde, o encarregado de jardinagem Carlos, a analista da escola de música Néia e o gerente Cristiano, que se deparam com a possibilidade de uma visão de mundo diferente.


PROGRAMAÇÃO DIA A DIA:  

Dia 4/12 – Segunda-feira 

14h30m – Como Pai e Filho 

16h30m – Vidas Partidas 


Dia 5/12 – Terça-feira 

15h – Inhotim 

16h30m – De Volta ao Sul 

18h40m – Um Dia Qualquer 

20h30m – Trinta e Poucos Anos 


Dia 6/12 – Quarta-feira 

14h30m – Na Direção da Luz 

16h30m – Casagrande 

18h40m – Nuvens Brancas e Cães Azuis (Caminho Para Casa) 

20h40m – Minha Fama de Mau 


Dia 7/12 – Quinta-feira 

14h30m – Doudou e Seu Pai 

16h30m – A Cidade Onde Envelheço 

18h30m – O Flamingo

20h30m – Heleno

 


SERVIÇO: 

II Mostra de Cinema China Brasil 

Dias: 4, 5, 6 e 7 de dezembro 

Local: Estação Net Rio 

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ 

Horários: a partir de 14h30 

Entrada franca