“Laroyê, Grande Rio”: desfile campeão vira exposição no  MAR

0
119

O desfile “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” da escola de samba  Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Carnaval de 2022, saiu da avenida para o Museu de Arte do Rio. A exposição denominada “Laroyê, Grande Rio”, produzida pelo coletivo Carnavalize em parceria com a escola, vai ocupar o MAR entre os dias 15 de dezembro a 03 de março de 2024 e promete fazer o público reviver as emoções que levaram a agremiação a um inédito campeonato. Com curadoria de Leonardo Antan, Luise Campos e Thomas Reis, e acompanhamento curatorial de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Jean Carlos Azuos, da equipe MAR, a exposição exibirá peças que foram para a Avenida, como fantasias, esculturas e elementos cenográficos e alegóricos.  Além de contar com a obra de artistas convidados que serviram de inspiração para o trabalho dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. São nomes como Mulambo, Cety Soledade, Guilherme Kid e Ju Angelino, que irão compor o time de artistas que mostram a atualidade e a ressonância do cortejo na sociedade contemporânea. 

Para os curadores, um dos intuitos da mostra é celebrar a potência artística do desfile ressignificando as peças que passaram pela Sapucaí com sua presença em um museu. Segundo eles, o desafio de fazer com que o público experiencie de forma diferente a produção carnavalesca, produzindo novas emoções em diálogo com a chamada arte canônica, foi um exercício instigante. “Um desfile de escola de samba é pensado para ser uma experiência única, que passa pela Avenida em 75 minutos. Fazer com que seus elementos ganhem caráter mais permanente, coroando o trabalho de todo um ano de artistas de barracão, é ao mesmo tempo um desafio e uma tarefa gratificante”, declaram. 

Para além da ocupação das galerias de arte com obras de arte do carnaval, o que por si só gera uma série de discussões, a exposição evoca ainda um orixá bastante demonizado e controverso das religiões de matriz africana. Por isso, a exposição busca também uma forma de discutir a essência dessa divindade para além do preconceito e da visão comum de que o orixá estaria associado ao diabo na cultura ocidental. Sobre isso, o carnavalesco Leonardo Bora afirma: “Ocupar um espaço tão importante como o Museu de Arte do Rio com uma exposição integralmente pensada a partir de um desfile de escola de samba cujo enredo exaltou (e continua a exaltar, porque nunca termina – se transforma e expande) as potências de Exu, complexo divino tão demonizado devido ao racismo religioso, é algo que nos enche de orgulho, força e alegria. Axé, energia vital. As escolas de samba do Rio de Janeiro anualmente interpretam, fantasiam, projetam visões de Brasil. Brasis. O nosso desejo é que as narrativas carnavalescas e as visualidades das agremiações sambistas ocupem cada vez mais espaços, levantando discussões e causando fricções, faíscas. Ruas, barracões, museus, avenidas, galerias, praças, terreiros, o infinito. Redemoinho fervente.” 

O desfile da Tricolor de Caxias, em 2022, fez a Sapucaí pulsar, viva e combativa. Mais do que tentar reproduzir ou recriar tudo isso, o que seria uma tarefa sem sentido, a exposição é uma celebração e um convite aos atravessamentos. A inauguração da exposição será no dia 15 de dezembro, a partir das 16 horas, com show da bateria e diversos segmentos da Grande Rio. 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR. 

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 


Serviço:


EXPOSIÇÃO: “Laroyê, Grande Rio”

Local: Museu de Arte do Rio (MAR) Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro 

Abertura: sexta-feira, 15 de dezembro – 16h

Encerramento: 03 de março de 2024

Visitação: de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)