Claudio Tovar e Paulo Mendonça apresentam a mostra Mensagens da Rua no Espaço Itanhangá

0
140

Um retrato de artistas múltiplos. Assim é definida a exposição “Mensagens da Rua” que reunirá o talento do ator e artista plástico Claudio Tovar e fotos clicadas pelo poeta e roteirista de cinema Paulo Mendonça, na Galeria Pop-up de Christian Machado no Espaço Itanhangá. O vernissage será dia 14/12 (quinta), com direito a show de jazz com o saxofonista Ricardo Pontes.  

Com mais de 70 obras, a mostra incluirá três tipos de trabalhos assinados por Claudio Tovar. Entre eles, peças criadas a partir de materiais reciclados, dentro da tradicional técnica japonesa do Boro. O Boro é uma palavra japonesa que significa “trapos”. É uma técnica tradicional usada para consertar roupas surgida no Japão, como forma de aproveitar uma peça até o final de sua vida útil, e que casa com o princípio japonês que preza pelo uso de todo o valor intrínseco de um objeto e expressa pesar pelo desperdício. Completam as obras assinadas pelo artista, duas séries de fotografias: uma produzida durante a pandemia a partir de máscaras faciais e outra com fotos cuja cenografia foi feita por Tovar, mostrando seu talento como diretor de arte.  

Paulo Mendonça, o fotógrafo – A exposição contará com as fotos do primeiro livro de fotografias do compositor, fotógrafo, poeta, teatrólogo, roteirista, produtor e diretor de cinema Paulo Mendonça, intitulado “Nas Esquinas do Mundo” e que acaba de ser lançado na FLIP. As fotos retratam músicos de rua, clicadas com o celular do artista durante suas viagens mundo afora.   

“Quando se fala em reciclagem é praticamente impossível não citar o nome do Bispo do Rosário, artista brasileiro que sofria de esquizofrenia. Ele criou uma gigantesca obra com diferentes técnicas, com destaque para costura, bordados, itens “mumificados”, estandartes e fardões. Sempre criando novas utilidades e formas para objetos já existentes, foi o autor de uma obra original e única. Ao Bispo do Rosário, fonte de inspiração, minha admiração”, explica Claudio Tovar. 

“Desde sempre, por onde andei tive os sentidos atentos para o que talvez de mais bonito as ruas poderiam me oferecer – os sons dos músicos de rua que reverentemente tive o prazer de registrar”, comenta Paulinho. 

Segundo Ana Gabriella Affonso, coordenadora geral do Espaço Itanhangá, a galeria de arte pop-up foi um grande acerto: “ela se encaixou perfeitamente com o nosso posicionamento, que é oferecer atrações diferenciadas e exclusivas para os moradores da região, unindo arte e cultura. A exposição “Mensagens da Rua” é a quarta mostra que faremos no Espaço, sempre com sucesso de público e crítica”, conclui.  

 

Serviço:  

“Mensagens da Rua”: exposição com 70 fotos e obras assinadas por Claudio Tovar e Paulo Mendonça

Galeria Pop Up no Espaço Itanhangá (Estrada da Barra da Tijuca, 1636 – Barra)

Vernissage: dia 14 de dezembro, a partir das 19hs. 

Visitação: de 15 a 21 de dezembro. De terça a sexta, das 15h às 19h. 

Entrada franca.