Lista final do edital de Folia de Reis é divulgada

0
170

Tradição centenária, a Folia de Reis ganhará as ruas do Estado do Rio de Janeiro nas próximas semanas. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) divulgou, nesta quarta-feira (13/12), a lista final dos ganhadores do edital “Folias de Reis RJ 2”. Foram 197 contemplados, de 42 municípios diferentes, com premiação total de R$ 2.955.000,00.

“Contemplar as Folias de Reis é valorizar a riqueza cultural, a identidade e as tradições do povo fluminense. Essa é uma manifestação que reúne fé, move a economia e fortalece o turismo cultural, gerando renda e promovendo lazer que o cidadão tanto merece”, declara a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A tradição de Folias de Reis acontece entre os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Com mais de um século e meio de história, o Reisado Flor do Oriente, que nasceu em Miracema e hoje fica localizado em Duque de Caxias, comemorou a premiação pelo segundo ano consecutivo.

“Em cada canto do Brasil a manifestação é comemorada de um jeito, dependendo da região. E com o nosso trabalho, aqui no estado, conseguimos manter viva, ano após ano, essa tradição. Tenho 54 anos de vida e 54 anos de folia. Me sinto muito realizado de fazer isso ao lado da minha família. Agradeço ao apoio que estamos recebendo para continuar seguindo firme por mais um ano”, comemorou Rogério Silva de Moraes, mestre-orador do Reisado Flor do Oriente.

Este é o segundo ano consecutivo que a Sececrj contempla as tradições de Folias de Reis e, desta vez, com aumento no aporte concedido. Em 2022, foram premiados 106 grupos, com valor total de investimento de R$ 1.59 milhão.

Confira o resultado em: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/Folias_Resultado_Recursos-Contrata%C3%A7%C3%A3o.pdf

 

O que é uma Folia de Reis ou Reisado?

É uma manifestação cultural em forma de auto que reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro, em cortejo público, liderados por um Mestre-Folião e um contramestre; realizada por um grupo artístico-cultural tradicional, de no mínimo 12 pessoas.

A tradição baseia-se na reprodução da viagem dos Reis Magos a Belém em busca do Deus-Menino através de uma caminhada. Esse folguedo natalino, que se manifesta em grupos por todo o país, apresenta um caráter religioso em suas jornadas que percorrem cidades com seus ciclos de apresentações. No Estado do Rio de Janeiro esse período de apresentações transpassa o ciclo natalino, ocorrendo desde o dia 24 de dezembro até o dia 20 de Janeiro – celebrando o padroeiro carioca São Sebastião.

Segundo levantamentos recentes realizados pelo Departamento de Patrimônio Imaterial, atualmente a Folia de Reis está presente em quase todo o território fluminense, com aproximadamente 200 folias se apresentando, resistindo e mantendo essa tradição viva na nossa cultura.

 

Cidades com projetos contempladas

Vassouras, Valença, Rio de Janeiro, Macuco, Itaperuna, Laje do Muriaé, São Fidélis, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Barra do Piraí, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Cardoso Moreira, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Duque de Caxias, Paraíba do Sul, São Sebastião do Alto, Cordeiro, Teresópolis, Rio das Flores, Natividade, Magé, Carmo, Duas Barras, Paraty, Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Macaé, Barra Mansa, Quissamã, Guapimirim, Mesquita, Miguel Pereira e Bom Jardim.