Livro infantil alerta sobre desmatamento e mostra valor da preservação ambiental

0
391

Novos dados divulgados sobre desmatamento não deixam dúvidas: a Amazônia está diante de um dos momentos mais dramáticos em relação à devastação ambiental e é preciso agir. Estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que o registro de queimadas no Amazonas em 2022 foi o maior dos últimos 24 anos. Segundo o órgão, o Estado contabilizou 21.217 focos de calor no ano passado. Em 2021, foram 14.848. A comparação revela um aumento de quase 43%.

O uso do fogo em pastagem e desmate para agricultura respondeu por 32% das áreas queimadas da região amazônica, entre 2003 e 2020. A informação é de um estudo brasileiro que contou com uma ação conjunta de cientistas do Inpe e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Agravando ainda mais o cenário na região, o último relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário, aponta que o ano de 2021 foi marcado por invasões, ações ilegais e truculentas de garimpeiros, madeireiros, caçadores e grileiros em territórios indígenas. Essa situação ficou explícita em casos como o dos povos Munduruku, no Pará, e Yanomami, em Roraima e Amazonas. Os invasores passaram a realizar ataques armados sistemáticos contra as comunidades locais, espalhando um clima de terror e provocando mortes.


Respostas nos livros infantis

Para a escritora e jornalista Isa Colli, a literatura pode ser usada como caminho para conscientizar as crianças de que o meio ambiente precisa ser cuidado. Vários de seus livros abordam assuntos relacionados à sustentabilidade.

A autora criou uma coleção na qual as personagens são duas abelhinhas simpáticas e empreendedoras, chamadas Vivene e Florine. Em um dos títulos da série, o tema é justamente o desmatamento da Amazônia, além de outros problemas atuais e alarmantes que a região enfrenta.

De forma lúdica, Isa relata o caráter predador do capitalismo na busca desenfreada pelo lucro mediante a exploração brutal da natureza e dos seres humanos.

Na história, as abelhas percebem, durante um passeio pela aldeia onde vivem, uma área completamente devastada pelos humanos. Preocupadas, elas partem rumo à Floresta Amazônica em busca da ajuda de animais especializados em reflorestamento. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.

“O desmatamento descontrolado é uma ameaça aos recursos naturais, ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico do planeta. Através da saga das abelhinhas, eu provoco essa reflexão de forma leve e informativa. Não podemos esquecer que as crianças são multiplicadoras das boas ações. Elas não são o futuro, elas são o presente do Planeta”, conclui.

O livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia” está disponível nos principais sites e plataformas de venda como Amazon, Kobo e book.google ou no site collibooks.com