Uso de HQs estimulam criatividade e imaginação dos leitores nas escolas

0
489

Nesta quarta-feira, 8/12, às 14h, a Bienal do Livro Rio contará com a participação da pedagoga Luciana I. S Falkenbach para falar sobre a utilização das histórias em quadrinhos, HQs, no estímulo à criatividade e imaginação das crianças e adolescentes nas escolas.

No projeto “Quadrinhos nas escolas”, a editora Culturama apresenta o potencial das HQs da Disney durante a aprendizagem. Segundo Luciana Falkenbach, as histórias em quadrinhos possuem um gênero textual híbrido que propicia ao leitor completar um sentido próprio. “Ao contrário do que afirma o senso comum, os Gibis não apresentam um texto fácil, aquele que tende a reduzir a capacidade do indivíduo de extrapolar por meio de sua imaginação. Mesmo com as imagens e os textos escritos em balões, a criança olha para o Gibi e vai além, faz uso da sua criatividade para completar sua própria história”, afirma.

A especialista ressalta que um dos objetivos do projeto é ampliar a utilização das histórias em quadrinhos no ambiente escolar, tanto no ensino de língua portuguesa, e também como forma de contextualização para os demais componentes curriculares, como Ciências, Matemática, História, entre outros.

O projeto Quadrinhos na Escola da editora Culturama consiste em oferecer às escolas uma maleta personalizada com histórias em quadrinhos Disney e um livro do professor com atividades relacionadas às histórias que compõem os gibis. Cada professor pode trabalhar diversas vezes com o material, em diferentes turmas da escola, do primeiro ao quinto ano.

Todas as atividades do livro do professor foram pensadas em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) – documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Também será disponibilizado um aplicativo com atividades de outras histórias, além de dicas e outros conteúdos e PDFs com as atividades do aluno prontas para imprimir. O aplicativo será atualizado constantemente e o livro do professor terá atividades sobre três histórias de cada edição.

Breve currículo da pedagoga Luciana I. S Falkenbach

Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui graduação em Letras-Português e graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Caxias do Sul, graduação em Pedagogia pela UNINTER e especialização em Alfabetização e Letramento pela Faculdade La Salle Caxias. Atua nas áreas de formação de professores, ensino de língua materna e língua estrangeira, desenvolvimento de livros, materiais didáticos e objetos de aprendizagem. É assessora pedagógica, professora e coordenadora do curso de Pedagogia no UNIFTEC. Também é coordenadora pedagógica da E.M.E.F. Santa Corona e assessora pedagógica e tradutora da Editora Culturama.

 

Serviço:

Palestra Projeto quadrinhos nas escolas

Quando: 8/12 – 14h

Onde: No auditório do Pavilhão das Artes

Stands para compra: Culturama (K11 K10 no pavilhão azul e B11 A10 no Pavilhão laranja)