Márcia Barbosa, uma das mulheres mais poderosas do Brasil, é destaque de websérie do Sesc RJ que estreia nesta quarta (17/3)

0
757

Considerada pela ONU Mulheres em 2020 uma das sete cientistas que mudaram o mundo com seus trabalhos, a pesquisadora Márcia Barbosa é o destaque de uma websérie que o Sesc RJ exibe a partir desta quarta-feira (17/3), às 18h, em seu canal do YouTube. Em “As maluquices da água com as mulheres na ciência”, a física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) responde a perguntas de alunos do Sesc+ Infância, projeto de Educação Complementar do Sesc RJ.

A websérie é dividida em quatro episódios e sua exibição integra o Março Delas, programação do Sesc RJ que celebra o Mês da Mulher. No primeiro episódio, que vai ao ar nesta quarta-feira, Márcia Barbosa discorre sobre as mulheres na ciência. Entre os questionamentos formulados pelas crianças e respondidos pela cientista, estão: “Por que existem mais cientistas homens do que mulheres?” e “O que fazer para que se tenha mais meninas cientistas?”.

Lista da Forbes – Nos episódios seguintes, que vão ao ar nos dias 24/3, 31/3 e 7/4, sempre às 18h, Márcia Barbosa esclarece dúvidas dos estudantes sobre a água no que se refere a questões da física e do meio ambiente. O tema é seu objeto de estudo em pesquisas que lhe renderam reconhecimento nacional e internacional. Em 2019, foi eleita membro da Academia Mundial de Ciências e, no passado, além de ser incluída na seleta lista da ONU, foi considerada pela Revista Forbes Brasil uma das 20 mulheres mais poderosas do país.

Estimulando o gosto pela ciência – Além de integrar a programação do Março Delas, a exibição da websérie faz parte do projeto “Meninas cientistas num mundo líquido”. Trata-se de um conjunto de atividades da Educação Infantil e do Sesc+ Infância do Sesc RJ realizadas de forma contínua, com o objetivo de favorecer o protagonismo de crianças, sobretudo as meninas, em projetos de Ciência.

 

SERVIÇO

Webserie “As maluquices da água com as mulheres na ciência”

Com Márcia Barbosa – Professora e pesquisadora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estreia: 17/03/2021 – 18h

Episódios 2, 3 e 4: 24, 31/3 e 7/4

YouTube Sesc RJ (/portalsescrio)

Programação Março Delas

Realização: Sesc RJ

Mais informações em www.sescrio.org.br