Mostra “Ponte para o Passado” em Rio das Ostras

0
121

A Casa de Cultura Bento Costa Júnior, em Rio das Ostras, vai receber, a partir de sexta-feira (12/01), a Mostra “Ponte para o Passado”, com 18 fotos coloridas da Festa do Divino na Cidade de Alcântara (MA), do fotógrafo Márcio RM.

A Mostra, que fica em cartaz até o dia 31 de janeiro, apresenta fotos da Festa do Divino, um evento criado no início do século XIV em Portugal e introduzida no Brasil pelos colonizadores no Século XVI, sendo levada também para o estado do Maranhão. A festa é realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), homenageando a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Alcântara é o cenário de uma das maiores festas do Divino Espírito Santo do Maranhão, tendo um ciclo que dura o ano inteiro, iniciando-se no Domingo de Pentecostes, quando ocorre o ritual da leitura do Pelouro e terminando no Domingo de Pentecostes do outro ano no mesmo ritual de leitura do Pelouro da festa seguinte.A comunidade tenta reproduzir nas ruas o que não está registrado em nenhum livro de história: a visita do imperador à cidade que tem seu sobrenome. Os festejos giram em torno de um grupo de jovens, o império. Eles acompanham o imperador (ano ímpar) ou a imperatriz (ano par) com roupas de época, combinando a cor de acordo com o dia da festa.


Márcio RM é fotógrafo profissional desde 1982. Esta é a segunda vez que o profissional expõe em Rio das Ostras e a sua 66ª exposição individual. Márcio tem fotos veiculadas nas principais publicações brasileiras e trabalhou para as Revistas Isto É, Veja e Continente e os Jornais O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e Folha de São Paulo, além de empresas como a Petrobras.

Ele vem há vários anos se dedicando a elaboração e execução de projetos documentais, registrando diferentes festas populares pelo país e mostrando as imagens produzidas em palestras e exposições.

Já participou de mais de 120 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Japão, Catar e Portugal).

O ensaio “Ponte para o Passado” faz parte do Recorte Popular, um mapeamento de festas populares que Marcio está realizando pelo Brasil.

 

SERVIÇO:

Mostra “Ponte para o Passado”

Casa de Cultura Bento Costa Junior

Rua Bento Costa Junior, 70 – Centro (em frente à Praça São Pedro)

Rio das Ostras   RJ

Fone (22) 2764-1768

Horário de funcionamento / Visitação gratuita: De segunda-feira a sexta-feira das 9 às 18 h / Sábado das 13 às 18 h

Período da exposição: 12 a 31 de janeiro de 2024