MOVIRIO 2022 apresenta ECOS na Praia do Flamengo em única apresentação

0
372

O Movirio Festival traz para o Rio de Janeiro o espetáculo “Ecos”, da Companhia Garopaba Atitude, inspirado na relação entre a presença e a invisibilidade de duas comunidades quilombolas situadas em Garopaba, cidade-sede da Companhia Atitude. A Cia. Garopaba Atitude aterrissa agora em praia carioca com o espetáculo “Ecos”. Em uma intervenção aberta e em forma de arena, os bailarinos vão mostrar um grande ritual com a cidade maravilhosa ao fundo. Dirigido por Agna Muller , “Ecos” terá única apresentação nesta sexta-feira (26/08), às 16h, na Praia do Flamengo (na altura do posto 2), gratuitamente.

DCIM100MEDIADJI_0618.JPG

O enredo se dá a partir das relações entre a cultura afro-diaspórica e o breaking, principal linguagem expressiva da companhia. A dança se torna um ritual sincrético que convoca a dança de rua, incorpora a sinuosidade das danças africanas e invoca os simbolismos de cultos afro-brasileiros, para criar uma corporeidade que recusa uma definição única. Os gritos ensurdecedores de dor são ecoados e se convertem em cantos de revolta para quebrar as correntes que insistem em conter a alegria. Mais que um espetáculo, Ecos é um rito que reconhece a força da ancestralidade e honra a resistência de um povo historicamente marcado por violências e opressões.

Ficha técnica

Direção geral: Agna Muller

Coreografias e direção coreográfica: Agna Muller e Rogério Ribeiro

Produção: Gabriella Frasson

Dramaturgia: Paloma Bianchi

Percussão ao vivo: Chaya Baoba e Juchocolate

Consultoria para danças Afro-brasileiras: Simone Fortes

Bailarinos: Ana Laura Fontoura, Ana Paula Matos, Ana Luiza Nascimento, Isis Golle Muller, Magda Muller, Gabriella Frasson, Jahir Macedo, Jorge Pacheco, Bruna Aguiar, Hannah Di Mantova, Grasiela Vieira, Nina Novais, Mell Coelho, Amanaci Matos, Tita Klein, Mariana Pacheco, Rogério Ribeiro e Juchocolate.

HISTÓRICO DO MOVIRIO FESTIVAL

Com estreia em 2018, o Festival movimentou o centro do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 5.000 pessoas, direta e indiretamente, em suas oficinas, espetáculos, palestras e ações em prol do fomento da dança carioca, ganhando visibilidade e engajamento nos principais jornais, revistas, redes sociais e televisão Em 2019, através do convite da Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, ampliou sua programação para 21 dias consecutivos, alcançando mais de 1 milhão de pessoas. É considerado um dos maiores festivais de dança da América Latina, por extensão de dias e por sua pluralidade artística. Em 2020, foi o único festival no Brasil que fez apresentações presenciais, em forma de solos, duos e trios, com restrições sanitárias.

Agora, em 2022, chega com a proposta de atravessar oceanos e criar pontes através de conexões socioculturais e artísticas com companhias internacionais, democratizando o acesso e o intercâmbio de grandes profissionais reconhecidos mundo afora. #somosOMOVIMENTO.

Serviço

5ª edição do Movirio Festival apresenta:”Ecos” – uma intervenção artística da Cia. Garopaba Atitude, de Santa Catarina

Local: Praia do Flamengo (na altura do Posto 2)

Data: 26 de agosto – sexta-feira

Horário: às 16h

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Entrada gratuita