Museu da Imagem e do Som inaugura exposição que exalta a origem negra do Carnaval do Rio

0
338

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), na Lapa, abriu as portas nesta segunda-feira (20/03) para a exposição “Nossas sensações não são nossas”. A mostra vai promover um encontro entre arte contemporânea, música e Carnaval, ao longo do tempo e exaltando a origem negra da festa popular.

Para a curadora Ana Paula Rocha, os artistas reverenciados na exposição – como Heitor dos Prazeres, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida, Sinhô e o grupo Os Oito Batutas integrado por Pixinguinha, por exemplo – são homens e mulheres, todos negros, que tiveram a coragem de criar arte, fazer Carnaval e levar reflexões e felicidade para um Brasil extremamente racista e hostil.

– Muitas vezes, eles foram perseguidos por isso, evidenciando não só alegrias, mas práticas de exclusão em suas músicas. Já os artistas de hoje vêm para dialogar com essas obras, demonstrando muitas vezes ressonância entre essa produção e as suas próprias, fazem ecoar imagens, sons e a mesma luta nos tempos atuais – disse ela.

A exposição ‘Nossas sensações não são nossas’ fica em cartaz até o dia 5 de maio. O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

SERVIÇO:

Local: Museu da Imagem e do Som – Rua Visconde de Maranguape, nº 15, Lapa, Rio de Janeiro.

Visitação: 20 de março a 5 de maio de 2023

Horário: De segunda a sexta, das 10h às 17h – Grátis. Livre

Contato MIS RJ: [email protected]