Música e gastronomia marcam agenda de festivais no Estado do Rio: veja atrações

0
424

O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, defende que os eventos gastronômicos e culturais têm grande influência no incremento do fluxo turístico para o interior do estado e que, portanto, são uma ferramenta importante para a economia do estado, movimentando comércio, meios de hospedagem, bares e restaurantes e todos os serviços que atendem direta e indiretamente a atividade turística. 

“Os eventos chegam a incrementar entre 20% e 50% a ocupação hoteleira do estado, sendo muito bem-vindos para o calendário turístico do interior”, comenta o representante da hotelaria fluminense.

Confira as atrações:

Festival do Morango com Chocolate (Nova Friburgo, RJ)

 

No alto das montanhas da Serra Fluminense acontece, entre os dias 12 e 16 de outubro, a Festa do Morango com Chocolate, em Nova Friburgo. Em 2022, o festival chega a sua 7ª edição com atrativos para toda a família. Os ingredientes em si dispensam explicação, mas o que nem todo mundo sabe é que Nova Friburgo é o maior produtor de morango do Estado do Rio de Janeiro e conta com cerca de 50 produtores. Só no ano de 2021 foram mais de 1.200 toneladas. A fruta, combinada com o chocolate (tema do festival), é matéria prima para a produção gastronômica local, a partir do preparo de tortas, geleias, espetinhos da fruta banhados e até a famosa coxinha de chocolate. 

E tudo isso poderá ser desfrutado ao longo de cinco dias de evento, que contará ainda com recreação infantil e programações culturais. A região também se destaca entre os maiores produtores de flores do país. São mais de 180 produtores, que no ano de 2021 comercializaram em torno de três milhões e quinhentos mil maços. Astromelia, Crisâmtemo, Rosa, Tango, Aster, Lisianthus e Gypsophila concentram os maiores volumes de produção.

 

Rock the Mountain (Petrópolis)

A segunda edição do Rock the Mountain acontece em dois fins de semana: 5 e 6 de novembro e 12 e 13 de novembro de 2022. O festival com foco em música brasileira divulgou o line up do evento que acontece em novembro. Alguns dos artistas confirmados incluem Gilberto Gil, Gloria Groove, Duda Beat, Lulu Santos, Ney Matogrosso, Flora Mattos, Liniker, Baco Exu do Blues, Chico César & Geraldo Azevedo, entre outros. Atrações como bungee jump, balão tripulável, tirolesa, roda gigante, instalações artísticas, área para food truck também fazem parte do evento. O festival acontece no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava.  

 

Oktoberfest (Rio de Janeiro) 

O festival acontece de 14 a 16 e de 21 a 23 de outubro, na Marina da Glória, na Zona Sul do Rio, com o tema “samba”. Vinte shows de nomes como Alcione, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Ferrugem, Dilsinho e Thiago Martins estão na programação. Duas bandas folclóricas alemãs, as Bauernband e Bauernjazz, e grupos de danças típicas germânicas, de Petrópolis, animarão o evento todos os dias, e o restaurante Empório Germânico – Família Scharfer também estará por lá. E, é claro, não vai faltar cerveja, a estrela da festa: serão comercializados 120 mil litros da bebida nos seis dias de evento, em 30 rótulos diferentes. Os ingressos já estão à venda pelo site Ingresso Certo.