Nova exposição do Museu de Arte do Rio conta a história dos seus 10 anos

0
290

O Museu de Arte do Rio abre na próxima sexta-feira (31) a exposição “A construção do MAR e a Pequena África”, a mostra terá mais de 100 obras entre fotografias e vídeos que relembram fatos importantes da história do Museu. Além da exposição, no mesmo dia, haverá um parabéns com bolo de aniversário para o público e convidados. Para a festa ser completa, dentro da programação também está uma edição especial do projeto MAR de Música com show da Orquestra Voadora que contará com a participação de Serjão Loroza. Nesta primeira edição de 2023 o projeto MAR de Música terá a curadoria musical do Circo Voador. Toda a programação do Museu é gratuita e está sujeita a lotação.

 Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio teve o desafio de ressignificar seu sentido como espaço de arte e dialogar com a chamada Pequena África desde a sua construção na Praça Mauá. A narrativa da nova exposição que entra em cartaz no MAR conta boa parte dessa história através das obras e fotografias de Jaime Acioli, Thales Leite, César Barreto, Giselle Beiguelmann, Ayrson Heráclito, Tia Lúcia, Virgínia de Medeiros, Luiz Baltar, Francisco de Souza, Paula Trope, Yuri Firmeza, Lasar Segall, entre outros.

 A exposição apresenta o projeto arquitetônico, as alterações nos dois edifícios distintos que compõem o museu, as manifestações pela sua permanência e a aproximação do MAR com a comunidade. A mostra tem curadoria do Presidente do Conselho Municipal do MAR, Luiz Chrysostomo; e da equipe curatorial do Museu formada por Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos, Thayná Trindade e Amanda Rezende. “É uma região que já se autovalorizava em relação a sua história, e o MAR, quando chega, ele chega como um intruso, e depois ele vem percebendo, por conta das equipes de educação e de curadoria, que é preciso pertencer a região. Ao longo dos anos, o Museu de Arte do Rio veio se redesenhando e criando um vínculo com a sociedade”, avalia Marcelo Campos, Curador Chefe do MAR.

No mesmo dia, a Biblioteca do Museu de Arte do Rio vai realizar o Rolezinho de Livros que distribuirá, gratuitamente, os principais catálogos e publicações que já passaram pela instituição. Os catálogos serão disponibilizados a partir das 13 horas no térreo do MAR, espaço que será ambientado e dedicado a se conectar a memória dos visitantes.

Poder celebrar a primeira década do Museu de Arte do Rio com uma ampla programação faz parte do projeto de aproximar ainda mais o público e a comunidade do espaço museal. A exposição “A Construção do Mar e a Pequena África” reforça a missão do MAR em discutir as questões que sempre foram pertinentes ao longo desses 10 anos. “Sabemos que o desafio do Museu, nessa primeira década foi de dialogar com nossos vizinhos e criar vínculos com o público que nos visita. Dessa maneira, essa parceria e troca veio no sentido de reforçar e alimentar a nossa vocação aqui no MAR, de sempre tentar apresentar histórias por uma perspectiva mais inclusiva e mais plural. Somos um museu que promove, discute e reflete sobre as questões sociais, mas sem deixar de colocar a arte em diálogo permanente com a cultura e seus agentes. Comemorar nosso aniversário com arte, música e literatura é uma forma de presentear nossos visitantes e nossa trajetória. Como em toda boa festa queremos uma casa cheia”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu.


MAR de Música

O projeto, criado em 2014, nasceu com o objetivo de aproximar a linguagem musical do espaço do museu, e assim unir as artes visuais e a música. Ao todo, já foram realizadas 60 edições, levando aos pilotis do MAR um público de mais de mais de 60 mil pessoas. Vários artistas já passaram pelo MAR de Música, entre eles: Elza Soares, Diogo Nogueira, Letrux, Linn da Quebrada, o rapper BK, Otto, o grupo Samba Que Elas Querem, Galocantô.

O time da Orquestra Voadora se apresenta na sexta, dia 31, no MAR de Música. Para esta edição, a equipe do Circo Voador assina a curadoria musical do projeto. O evento, que acontece no Pilotis, é gratuito e sujeito a lotação.

Criada em 2013, a Orquestra Voadora é mais que uma brass band, é uma referência da cultura carioca: é uma banda de rua, uma oficina musical e também um bloco de carnaval que arrecada mais de 100 mil foliões no seu desfile a céu aberto. A musicalidade com metais e percussão vai do groove de Fela Kuti ao rock de  Rita Lee e há 13 anos a Voadora é cultura, resistência e arte. Por isso,  nada mais representativo do que ter uma maiores referências do carnaval de rua do Rio de Janeiro inaugurando a edição do aniversário de 10 anos do Museu de Arte do Rio, o mais carioca dos museus.

 

O Museu de Arte do Rio

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Escola do Olhar conta com o patrocínio do RIOgaleão e Cultura Inglesa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 

Serviço:

31 de MARÇO, SEXTA-FEIRA

Museu de Arte do Rio – MAR

Praça Mauá, 5 – Centro

11h – Abertura do Museu ao público 

13h –  Rolezinho de livros – distribuição de catálogos e livros no Pilotis (Fim: 17h)

16h – Inauguração da exposição “A Construção do MAR e a Pequena África”, no mirante com bolo a metro e parabéns na sequência

16h50 – Visita à exposição no Foyer – 5° andar

18h30- Início do MAR de MÚSICA com DJ Lencinho

19h30- Falas institucionais + projeção do Mini doc

20h00- Show Orquestra Voadora com participação de Serjão Loroza

21h00- DJ Lencinho

 22h- Encerramento