Novembro Negro: Prefeitura do Rio celebra o mês da consciência negra com ações de promoção da igualdade racial

0
254

A Prefeitura do Rio organizou uma série de iniciativas para promoção da consciência negra e de políticas de igualdade racial no município. As ações são lideradas pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), órgão ligado à Casa Civil, e envolvem várias secretarias: Cultura, Educação, Assistência Social, Turismo, Desenvolvimento Urbano e Econômico, Guarda Municipal e Ordem Pública. A agenda passa por ações como a iluminação dos Arcos da Lapa e da Câmara Municipal nas cores da africanidade, a produção do evento “Africa Mundi celebra Zumbi”, oficinas e encontros.

A Prefeitura preside a Rede Global de Cidades Antirracistas, grupo de cooperação de municípios para inovar em políticas públicas de promoção da igualdade racial para beneficiar a população negra, indígena, quilombola, cigana e tradicional de matriz africana, assim como refugiados, imigrantes e demais grupos étnicos minorizados e vulneráveis socialmente. O parâmetro da Rede é o Índice de Monitoramento do Desenvolvimento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Indepir), desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos sobre Desigualdades Globais (CDG) da Universidade Federal Fluminense (UFF). O índice mede o grau de desenvolvimento da promoção da igualdade racial nas cidades signatárias do Pacto de Combate ao Racismo. Durante este mês, a Prefeitura assinará um acordo de investimento na manutenção do Indepir.

A CPIR estará presente ainda na 22ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), entre os dias 6 e 8 novembro, com painéis sobre o tema sobre políticas públicas e cidades antirracistas.

Secretarias e órgãos municipais realizarão ações e atividades durante o Novembro Negro:

Secretaria de Cultura

Promove uma série de encontros no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), desde rodas de samba até rodas de conversa, entre elas, um papo com Silvio Almeida (Ministro dos Direitos Humanos) e Anielle Franco (Ministra da Igualdade Racial).

Cidade das Artes
Entre 11 e 20 de novembro, serão realizadas atividades que refletem sobre a influência do povo africano na formação cultural do Brasil. As ações incluem show do Jongo da Serrinha, teatro, roda de conversa, orquestra, contação de história e lançamento de livro.

Secretaria de Assistência Social
Promoverá dois debates em Novembro. O primeiro, com o tema “Adolescências, judicialização da vida e questão racial: perspectivas da assistência social”, acontece no dia 21/11, na URS Casa Viva Del Castilho;. No dia 22/11, a SMAS realiza um evento em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) sobre racismo estrutural.

Secretaria de Educação

Concentrará suas ações relativas ao Novembro Negro na Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer), órgão de natureza consultiva, mediadora e de planejamento estratégico que, no âmbito da Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Sube), atua de forma transversal e intersetorial, movendo-se através dos eixos Currículo, Formação e Projetos Intersetoriais e de Articulação Estratégica. A Gerer atua no fomento de políticas públicas educacionais de fortalecimento da identidade racial e antirracismo na SME.

Secretaria de Integração Metropolitana

Promove, em parceria com a CPIR, no dia 08/11, o Seminário Boas práticas em Igualdade Racial, no Palácio da Cidade, que vai reunir representantes de várias cidades do Estado do Rio.

Secretaria de Turismo

Promove, no dia 20/11 o Dia de Turista com visita ao Cais do Valongo e Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab).

Guarda Municipal
Realiza entre os dias 20 e 24/11 a 4ª edição da Semana da Consciência Negra, em locais diferentes, como o busto do Zumbi e o Cais do Valongo, com eventos sobre combate ao preconceito e à intolerância e valorização da cultura africana.

Agenda do Novembro Negro
2/11
– Projeto Grande Encontro das Rodas de Samba: apresentação de rodas de samba e com Djs de Música Preta brasileira, Charme e Hip Hop. Espaço gastronômico “Comida Di Samba” com expositores das comunidades locais.
Serviço: 12h, Área Externa em Frente ao CREIB de Padre Miguel (Rua H, S/n). Entrada Franca.

– Viradão Cultural Suburbano: amostra do festival realizado em vários espaços da cidade para mostra de trabalhos de artistas provenientes das zonas Norte e Oeste.

Serviço: 10h às 18h – Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

4/11
– Curso de Cultura negra e relações étnico raciais no Brasil
Serviço: 9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

5/11
– Favelizando: Curso histórias de favelas
Serviço: 9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

– Roda de Samba Raízes: uma homenagem aos bambas de raiz
Serviço: 10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

6/11
– Palestra “Primeira Infância Antirracista – como avançar em políticas públicas antirracistas”na 22a Conferência do OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa,
Serviço: 14h, Cidade das Artes

7/11
– Palestra “O que faz uma cidade antirracista?” na
22a Conferência do OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa
Serviço: 15h, Cidade das Artes

– Visita do Rei de Angola. Aos 39 anos, o rei Tchongolola Tchongonga-Ekuikui VI, 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, região central de Angola.
Serviço: 9h às 13h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

8/11
– Neap Fest – ITI: Oficinas e contação de histórias no espaço livre.
9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

– Seminário Boas práticas em Igualdade Racial, representantes de várias cidades do Estado do Rio
14h, Palácio da Cidade. Evento para convidados.

9/11
– Aliança Negra: Colearning que reunirá lideranças de grupos apoiados neste ano e demais convidados.
9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

–  Neap Fest – ITI: Oficinas e contação de história espaço livre
9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

10/11
– Grupo de gênero VIJ, UniRio, Muhcab, SPM-Rio.
14h às 16h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

11/11
– Coletivo Black Chamas: movimento que exalta e honra a força da ancestralidade de pessoas negras. Roda de conversa e acolhimento para a promoção da equidade racial.
9h, Sala de Leitura da Cidade das Artes. Entrada gratuita

– Café das Pretas.
9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre

– Roda de Samba do Bar – Nego Álvaro.
10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre

– Lançamento do livro “Entre a escravidão e liberdade”
13h30 às 16h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre

11/11 e 16/11
– Circuito Afro-Carioca, com seminários, shows e bailes em Padre Miguel, próximo ao Busto do Zumbi

12/11
– Agenda Cidade Unicef: reunião sobre “Primeira infância negra” para crianças e jovens que fazem parte da ação, na Pavuna. Agenda para estudantes e jovens do projeto.

– Roda de samba e ensaio – Projeto casa funk.
12h às 17h -Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

14/11
– Projeto liderança feminina – Instituto Fundação João Goulart: Realização de desfile, para empoderamento e elevação de confiança para mulheres que trabalham na prefeitura do Rio de Janeiro em cargos de segurança.
12h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

– Identidades abertas.
15h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

15/11
– Yèle Sira – Um show Afro Poético: O concerto é composto por nove composições autorais e faz um híbrido entre diversas linguagens artísticas.
10h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

17/11 a 20/11
– Evento Africa Mundi Celebra Zumbi: grande comemoração do Novembro Negro, com programação de shows, seminários e feiras durante o dia. Iluminação dos Arcos da Lapa com as cores da africanidade.
Arcos da Lapa. Evento gratuito.

17/11
– Coro Madrigal do Villa – o programa do concerto “Música Sacra Negra: Spirituals e Gospel” apresenta obras representativas da música sacra nas Américas, de influência musical africana. O grupo, que faz parte da Escola de Música Villa-Lobos, resgata a importância da ancestralidade africana, presente em praticamente toda a população brasileira, reconhecendo o legado trazido por esses povos que tanto agregam na nossa cultura popular.
20h30, Teatro de Câmara da Cidade das Artes. Entrada: a partir de R$20

– Casa Amarela: imersão, visita guiada, ocupação cultural, contação de histórias, apresentação de música da Orquestra Luna e show de encerramento do dia – Azula memória travesti.
10:30 às 19h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

18, 19 e 20/11
– Peça “Ninguém sabe o meu nome” – história de uma mãe preta de meia idade que se pergunta como deve educar seu filho para enfrentar uma sociedade que não o reconhece como igual. Em cena, a atriz Ana Carbatti – indicada ao Prêmio Shell e ao APTR pelo papel – se múltipla em muitas vozes e corpos, cujas expressões são as premissas do projeto.
Sábado e domingo, às 20h, e segunda-feira, às 19h, Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

Entrada: a partir de R$30 na bilheteria da Cidade das Artes ou no site da Sympla.

18/11
–  Roda de Samba – Saravá llê: Aromas Ancestrais: aula sobre perfumaria egípcia ancestral.
13h as 15h – Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

– Rolezinho Literário com Julio Braz. O autor da literatura afro-brasileira fará contações de histórias com o público presente.
15h, Sala de Leitura da Cidade das Artes. Entrada: gratuita

19/11
– Lançamento do livro “Seu João”, de Filipi Gradim, carioca e imperiano de fé. A obra é baseada na história de uma doce jongueira que queria fazer de cada convidado do jongo um irmão, além de uma negra fina e aprumada, que girava feito rainha, no centro de todos, enquanto o batuque acelerava e as pessoas participavam da dança.
15h, Sala de Leitura. Entrada: gratuita

– Velhos Malandros: Roda de samba
15h às 21h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

20/11
– Cortejo da Tia Ciata, que faz o percurso tradicional. Concentração às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e caminhada até o busto de Zumbi, na Praça Onze.

20 a 24/11

– 4ª edição da Semana da Consciência Negra da Guarda Municipal do Rio, com rodas de capoeira, palestras e oficinas.

– Dia de Turista: visita ao Cais do Valongo e MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

– Jongo da Serrinha – 60 anos: show sobre a trajetória desse relevante grupo referência da cultura afro-carioca e leva a Cidade das Artes a tradição do jongo com os mais variados instrumentos e figurinos da época para contar a ligação com a África e a história dos jongueiros, que vieram para os morros do Rio com a libertação do povo negro. O Grupo Cultural Jongo da Serrinha se apresenta na Cidade das Artes com 24 integrantes, sendo: 3 cantoras, 6 músicos, 14 jongueiros e 1 produtor.
17h30, Jardim da Cidade das Artes. Entrada franca.

– OSB Jovem com a participação especial de duas cantoras do Jongo da Serrinha: Lazir Sinval e Dely Monteiro, descendentes diretas das famílias jongueiras, tradicionais de Madureira, na Zona Norte.
16h, Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

– Samba da Dida: roda de samba
15h às 21h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

21/11
– Debate “Adolescências, judicialização da vida e questão racial: perspectivas da assistência social”.
14h às 17h, Auditório da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Engenho Novo, na URS Casa Viva Del Castilho/ 3ª CAS

22/11
– Palestra II Encontro: “Racismo estrutural e o uso nocivo de substâncias psicoativas” 10h

25/11
– Encontro das baianas de acarajé.
9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.

25 e 26/11
– Feira Aquilombá de Afroempreendedores, com curadoria da CPIR / Prefeitura do Rio e parceria com Sebrae.

26/11
– 35 anos da Fundação Palmares e lançamento do Ajeum Fest/llê aiê: Comemoração de aniversário da Fundação Palmares.
10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.