“O Amante”, do dramaturgo Harold Pinter, do “Teatro do Absurdo”, ganha nova montagem – Niterói

0
216

Escrito em 1962 pelo dramaturgo inglês Harold Pinter (1930-2008), Prêmio Nobel de Literatura (2005) e um dos principais nomes mundiais do chamado “Teatro do Absurdo”, o espetáculo “O Amante” ganha nova montagem em Niterói (RJ) a partir do dia 28 de julho, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com direção e tradução de Victor Grimoni. Estrelando o elenco estão os atores Mony, Leandro Moura e João Leite. O projeto conta com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do Edital da Lei do ISS 2022 e inclui apoio institucional da Fendercare Marine Brasil. 

“O Amante” contrasta a domesticidade burguesa com o desejo sexual. Fala sobre aparências que nos impedem de usufruir uma vida plena. Não em forma de um julgamento ou uma crítica à sociedade livre, mas uma denúncia da falta de comunicação, da simplicidade e espontaneidade perdidas de um amor que só conseguem ressurgir na forma de uma fantasia. “Vivemos em tempos de redes sociais, onde as mais variadas formas de comunicação estão disponíveis, mas são usadas em grande parte para sustentar falsas aparências, em vez de traçar relações genuínas. A peça fala exatamente sobre isso… Como essas máscaras nos impedem de viver plenamente”, observa o diretor Victor Grimoni.

“Nossa montagem narra a desconstrução das aparências e camadas, revelando o pudor social em busca da realização e prazer verdadeiros. Vemos um típico casal estilo britânico, que pouco se toca ou relaciona. Aos poucos, vamos percebendo que existem muito mais palavras não ditas e ações não concretizadas do que o aquilo que se apresenta”, continua Grimoni.

O texto é onde assenta-se a construção do jogo teatral entre as personagens, nunca permitindo a revelação plena do mistério. A cenografia do espetáculo, assinada por Marieta Spada, convida para a sobriedade da residência do casal, com tons mornos, assim como é a vida deles. Aos poucos, as mudanças no espaço anunciam a grande desordem em que se transformou a relação.

Idealizador do projeto, Victor Grimoni, que também é ator e está no ar como príncipe filisteu na superprodução Reis, na 7a temporada da série da TV Record, chama a atenção para a praticidade do espetáculo no sentido de que é fácil adaptá-lo para ser encenado em outras praças pelo Brasil: “Em se tratando de um espetáculo com uma equipe enxuta e cenário minimalista, é fácil viajar para outros lugares permitindo que mais pessoas possam experienciar o espetáculo”, anima-se o diretor.

Outra inovação da montagem é a banda Help, composta pelos multi-instrumentistas Victor Cortes, Vinicius Constantino, Marcus Vinicius e Flavio Scala, que tocarão repertório dos Beatles ao vivo.

Com o retorno das atividades de público após a Covid-19, o Teatro Popular Oscar Niemeyer tem como meta alcançar a expressividade dos números anteriores à pandemia. Nos últimos anos, o Teatro Popular ofereceu 98% das suas atividades de forma gratuita. De 2017 a 2019, mais de 200 mil pessoas passaram pelo Teatro – cerca de 40% da população de Niterói. Em quatro anos, de 2017 até 2020, houve um crescimento de público de mais de 100%. No mesmo período, mais de 700 atrações foram realizadas ali.

Os ingressos para O Amante serão vendidos pela plataforma Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/84552.


Ficha Técnica:

Realização: Centro de Investigação Artística (CIA)

Texto: Harold Pinter

Direção e tradução: Victor Grimoni

Elenco: Mony, Leandro Moura e João Leite

Assistente de Direção: Gabi Soledade

Produção: Eduardo Segura

Cenografia: Marieta Spada

Iluminação: Paulo Denizot

Figurino: Dani Lima

Comunicação Visual: Agência Orca

Banda Help: Tito Cortes, Vinicius Constantino, Marcus Vinicius e Flavio Scala

 

Serviço:

Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº – Centro, Niterói

Datas:

28/07/23, sexta, às 20h

29/07/23, sábado, às 20h

30/07/23, domingo, às 19h

Ingressos a: R$ 30,00.

Link para venda: https://bileto.sympla.com.br/event/84552