Orquestra Sinfônica da UFRJ com Quarteto Suassuna na Sala Cecília Meireles

0
175

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na próxima segunda-feira, dia 6 de novembro, às 19 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência de Felipe Prazeres, com participação especial do Quarteto Suassuna, formado por Fábio Peixoto, violino, Andréia Carizzi, violino, Samuel Passos, viola e Glenda Carvalho, violoncelo. No repertório, obras de Claude Debussy, Ludwig Spohr e Piotr Ilitch Tchaikovsky. 

A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale.  

Ingressos a R$ 40,00. Link para compra de ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/28823e0dd34b0ed799055e1adf68a877bbfa13db 

A Sala Cecília Meireles fica na Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro.

O programa aborda compositores de diferentes nacionalidades com obras compostas no século XIX. Abre com a Marcha Escocesa sobre um tema popular, escrita pelo francês Claude Debussy para piano a quatro mãos em 1891 e orquestrada em 1908. O Concerto para quarteto do alemão Ludwig Spohr é um bom exemplo da junção da música de câmara com a orquestral por um compositor que foi exímio violinista e que deixou uma enorme produção de quartetos de cordas e concertos para violino, ou seja, a chamada música pura, sem conexões extra musicais. Já Tchaikovsky escreveu várias obras orquestrais inspiradas em textos literários. A Abertura Fantasia Romeu e Julieta teve por inspiração o famoso texto de Shakespeare e é uma das composições mais conhecidas e executadas do compositor russo. 

Formado em 2019, o Quarteto Suassuna nasceu inspirado na sensibilidade e grande dedicação do renomado escritor Ariano Suassuna à arte e à cultura brasileiras, prestando-lhe esta homenagem. Fábio Peixoto e Andréia Carizzi são membros efetivos e spallas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Samuel Passos é, desde 2011, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB; Glenda Carvalho é violoncelista do Quarteto de Universidade Federal Fluminense. O Suassuna, dentre outros eventos, participou do Arianna Chamber Music Festival, em Saint Louis, Missouri, EUA, como representantes brasileiros da música de câmara para quarteto de cordas.

Programa:

Claude Debussy (1862 – 1918)

Marcha Escocesa sobre um tema popular 

 

Ludwig Spohr (1784 – 1859)

Concerto para quarteto de orquestra op.131 

I. Allegro moderato

II. Adagio

III. Rondo (Allegretto)

 

Intervalo

 

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 – 1893) 

Abertura Fantasia Romeu & Julieta (1880)