Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom faz três concertos gratuitos na mesma semana

0
61

Neste mês de março, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom fará três apresentações em uma mesma semana, todas com entrada franca. Com patrocínio da CNOOC Petroleum Brasil, a orquestra inicia a maratona de concertos no dia 21 de março, quinta-feira, às 18h, no Forte de Copacabana. Os músicos integrantes farão participação especial na Cerimônia de Abertura da Semana de Artes “China Hoje 2024”, que reúne artistas de importantes instituições chinesas, tais como a Federação Chinesa dos Círculos de Literatura e Arte e a Associação de Músicos Chineses. Com o foco de jogar luz sobre a cultura do país oriental, valorizando a música instrumental étnica de “Estrela do Sino de Ouro” da China, um ensemble formado por integrantes da orquestra tocará duas músicas, com direito também a participação ao lado de músicos chineses.

A série de apresentações continua no sábado, dia 23, às 18h, com a tradicional apresentação da orquestra na Alameda do Forte de Copacabana, com participação especial do saxofonista Gabriel Ferreira, que já foi integrante do projeto e hoje atua como músico profissional. No repertório, uma atenção especial para a presença marcante da Bossa Nova na música brasileira.

Por fim, no dia 24 de março, domingo, às 17h, a Orquestra realiza mais uma de suas apresentações itinerantes, desta vez no Parque Glória Maria, também conhecido como Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. A Orquestra – que já possui a tradição de se apresentar tendo como pano de fundo um grande visual da cidade do Rio – desta vez terá como cenário e moldura o lindo casarão de Santa Teresa em destaque, além de todo o entorno do Parque.

Nos dias 21 e 24, haverá a participação especial da Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa, com representantes da Residência de Dança no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentando uma mostra do trabalho que o grupo vem desenvolvendo desde dezembro de 2023, com foco na dança brasileira em intercâmbio com a Dança Tradicional Chinesa. O projeto conta com patrocínio da CNPC Brasil.

 

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom  

Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos. 

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior. 

Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

 

SERVIÇO: 

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

Data: 21 de março, quinta-feira – Participação especial na Cerimônia de Abertura da Semana de Artes “China Hoje 2024”

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana

Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana

Entrada franca

Classificação: livre

Duração: 60 minutos.

 

Data: 23 de março, sábado

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana

Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana

Entrada franca

Classificação: livre

Duração: 60 minutos. 

 

Data: 24 de março, domingo

Horário: 17h

Local: Parque Glória Maria – Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Entrada franca

Classificação: livre

Duração: 60 minutos.

 

Acesse o site oficial da OVFC: www.violoesdofortedecopacabana.com.br/  

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: @orquestravioloesdoforte

YouTube: https://www.youtube.com/VioloesdoForte

Facebook: https://www.facebook.com/VioloesDoForte

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8