Paraty inaugura, nesta quinta-feira, decoração do Natal Sesc RJ 2023

0
122

A cidade de Paraty é uma das contempladas com o Natal Sesc RJ 2023, que conta com uma programação alusiva repleta de atrações que percorrerá 35 cidades do estado do Rio de Janeiro nos meses de novembro e dezembro, tendo como apoio as prefeituras municipais e os sindicatos varejistas. O município da Costa Verde recebe o projeto, nesta quinta-feira (30/11), com a abertura da decoração natalina. 

A Praça da Matriz foi o espaço escolhido para abrigar a cenografia do Natal Sesc RJ. O local ganhará iluminação especial em 15 árvores naturais; dois conjuntos de elementos em formato de bolas natalinas; e um ambiente temático instagramável. 

E no dia 08/12, às 19h, a Praça será palco do concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que promete emocionar o público. Composta por 55 jovens com idades entre 18 e 28 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro, foi criada na década de 80 pelo Maestro David Machado. O grupo já se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, entre outros centros culturais. Nos últimos anos a orquestra tem acompanhado solistas como o violinista Gabriel Kameda, o pianista Eduardo Monteiro, os cantores líricos Fernando Portari, Carla Rizzi e Elizeth Gomes, o violonista Yamandu Costa, entre outros. 

“O Natal Sesc RJ para a região da Costa Verde tem uma enorme importância, pois traz perspectivas positivas para o comércio, para a população e reforça a importância das ações oferecidas pelo Sistema Fecomércio RJ através do Sesc, em parceria com os sindicatos. Ficamos gratificados ao verificar com os nossos olhos um trabalho tão bonito e ver a diferença que faz para a região”, celebra Essiomar Gomes, presidente do Sicomércio Costa Verde. 

Assim como Paraty, os demais municípios também recebem uma programação artística, incluindo concertos de orquestras e solistas, apresentação de corais, cenografia natalina e atividades artísticas diversas, o que provocará intensa movimentação econômica, prevê o presidente do Sistema Fecomércio RJ e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. 

“O Natal Sesc está consolidado no calendário de eventos do Rio de Janeiro porque leva a todas as regiões do estado uma programação artística e de lazer associada a valores como união, solidariedade e esperança, algo muito apreciado pelo público nesse período do ano. Ao mesmo tempo em que encanta os moradores das cidades, o evento atrai turistas e movimenta o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, diz o dirigente. 

A programação completa do Natal Sesc RJ 2023 pode ser conferida no site www.natalsesc.com.br.

 

Serviço:

Natal Sesc RJ 2023 – Paraty

Abertura da Decoração Natalina: 30/11/2023.

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro: 08/12/2023, às 19h, na Praça da Matriz. Grátis.

 

Confira as outras atrações do Natal Sesc RJ 2023 na Região da Costa Verde

 

ANGRA DOS REIS

 

A Praça José Pimenta, no bairro Japuíba, foi o espaço escolhido para abrigar a cenografia do Natal Sesc RJ. O local ganhou uma árvore de Natal de nove metros de altura; iluminação especial em dez árvores naturais; e um ambiente temático instagramável.

 

A cidade ainda receberá dois eventos gratuitos da programação do Natal Sesc RJ. Neste domingo (03/12), às 19h, a Praça também será palco da apresentação do concerto gratuito “Sinfônica de Mulheres e As Três Sopranos”, da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil. Fundada pela trompetista e produtora Luciene Portella, à frente da direção geral e artística, o grupo é composto por musicistas com sólidas carreiras no meio musical. O espetáculo é a versão feminina de uma formação bastante conhecida, que se popularizou nas vozes de Os Três Tenores. Nesta versão grandes solistas da orquestra, Analu Pimenta, Chiara Santoro e Juliana Franco, darão voz à belas áreas de óperas, trilhas de filmes consagrados e temas de musicais da Broadway. Um convite para uma empolgante viagem musical.

 

E no dia 10/12, às 20h30, será a vez da Praça da Estação Santa Luzia receber o show gratuito “Natal com Dó Ré Mi e Padre Omar” em uma carreta-palco. O espetáculo será conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, na companhia do Grupo Dó Ré Mi, coral que nasceu em uma escola pública do Rio e já participou de shows com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Danilo Caymmi, Bibi Ferreira, Simoninha e Mafalda Minnozzi. O público pode esperar por muita animação e emoção, com efeitos tecnológicos de imagem e som, que prometem encantar os espectadores, e canções como os clássicos natalinos Jingle Bells, White Christmas, Noite Feliz, entre outros, além de sucessos do show “Nossa Voz”, com músicas do Rei Roberto Carlos sobre fé e fraternidade.

 

Natal Lixo Zero

 

Uma parceria entre o Sesc RJ e o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade permitirá realizar o evento sem impactos ao meio ambiente. Ao todo, 25 sensibilizadores ambientais estarão em cinco cidades para representar as regiões do estado: Teresópolis, Cabo Frio, Angra dos Reis, São Gonçalo e Campos. Cooperativas de catadores serão contratados para recolher os resíduos sólidos gerados nos espetáculos. Também haverá campanha sobre educação ambiental e doação de roupas, visando reaproveitamento e reciclagem.

 

Serviço:

Natal Sesc RJ 2023 – Angra dos Reis

Abertura da Decoração Natalina: 26/11/2023.

Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil: 03/12/2023, às 19h, na Praça José Pimenta. Grátis.

Show “Natal com Dó Ré Mi e Padre Omar”: 10/12/2023, às 20h30, na Praça da Estação Santa Luzia. Grátis.

 

 

MANGARATIBA

 

A Praça Robert Olympio Simões foi o espaço escolhido para abrigar a cenografia do Natal Sesc RJ. O local foi contemplado com uma árvore de Natal de nove metros de altura; iluminação especial em dez árvores naturais, em dois canteiros e no coreto da cidade; e um ambiente temático instagramável.

 

E no dia 09/12, às 19h, a Praça será palco do concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que promete emocionar o público. Composta por 55 jovens com idades entre 18 e 28 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro, foi criada na década de 80 pelo Maestro David Machado. O grupo já se apresentou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, entre outros centros culturais. Nos últimos anos a orquestra tem acompanhado solistas como o violinista Gabriel Kameda, o pianista Eduardo Monteiro, os cantores líricos Fernando Portari, Carla Rizzi e Elizeth Gomes, o violonista Yamandu Costa, entre outros.

 

Serviço:

Natal Sesc RJ 2023 – Mangaratiba

Abertura da Decoração Natalina: 26/11/2023.

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro: 09/12/2023, às 19h, na Praça Robert Olympio Simões. Grátis.

 

 

CONCEIÇÃO DE JACAREÍ

 

A Praça de Conceição de Jacareí foi o espaço escolhido para abrigar a cenografia do Natal Sesc RJ, que agora conta com uma árvore de Natal nove metros de altura; iluminação especial em árvores naturais e em três canteiros; iluminação com microlâmpadas em seis quiosques e em mangueira de LED; elementos cenográficos em dez postes; e laços intercalados em dez coqueiros.

 

Neste sábado (02/12), às 19h, a Praça será palco da apresentação gratuita da Orquestra Rio Villarmônica, formada por talentosos e habilidosos músicos do panorama brasileiro. Através da música, a Rio Villarmônica pretende trazer um sopro de vida e renovar o cenário cultural ao levar a tradicional música dos grandes mestres, mas com a leveza e despojamento que são tão característicos do Rio de Janeiro e de seus moradores. No repertório, obras de Villa-Lobos, Mozart, Bach, Vivaldi e demais grandes nomes da música clássica, tendo como solistas as sopranos Ludmilla Bauerfeldt, Mariana Gomes e Michele Menezes. A orquestra tem direção artística de Tobias Volkmann, e regência em revezamento de Mario Barcelos e Tobias Volkmann.

 

Serviço:

Natal Sesc RJ 2023 – Conceição de Jacareí

Abertura da Decoração Natalina: 26/11/2023.

Orquestra Rio Villarmônica: 02/12/2023, às 19h, na Praça de Conceição de Jacareí. Grátis.