Prefeitura anuncia incentivo para atletas do Time Rio que conquistarem medalhas nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

0
259

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, receberam, na manhã desta quarta-feira (11/10), no Palácio da Cidade, em Botafogo, atletas que integram o Time Rio Olímpico e Paralímpico, que receberam uma excelente notícia: quem conquistar medalha nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago terá direito a receber mais duas parcelas do benefício mensal. Já quem se tornar medalhista nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 vai ganhar mais cinco parcelas. O evento marcou um ano da retomada do projeto da Prefeitura de investimento no esporte de alto rendimento. 

– É uma alegria estar aqui comemorando um ano da volta do Time Rio. Temos ainda essa grande notícia para vocês: quem ganhar medalha no Pan e Parapan do Chile vai receber já este ano dois meses a mais de benefício. E quem conquistar medalha nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ganha cinco meses a mais no ano. É óbvio que o que move todo mundo aqui é o desafio e o desejo de competir, mas um incentivo financeiro também é bom, porque permite que essa realidade possa ser mudada – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O projeto Time Rio Olímpico e Paralímpico é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e os Comitês Olímpico e Paralímpico do Brasil. Ao todo, 36 atletas olímpicos e 24 paralímpicos são beneficiados com uma bolsa de cerca de R$ 8 mil dada pela Prefeitura do Rio. Os critérios para a escolha dos atletas são definidos pelos comitês, que também fazem uma avaliação anual dos beneficiados pelo projeto. O evento serviu ainda para desejar boa sorte aos que vão participar dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados entre 20 de outubro e 5 de novembro, e Parapan-Americanos, entre 17 e 26 de novembro, em Santiago, no Chile. 

 – O Time Rio tem sido um amuleto da sorte. Tenho esperança que todos os 60 atletas irão participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Há um ano que voltamos com o projeto e agora esses atletas podem contar com um orçamento mensal e se dedicar exclusivamente ao esporte, não precisam fazer outra atividade para complementar sua folha salarial – disse o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

Criado em 2010, na primeira gestão do prefeito Eduardo Paes, o Time Rio Olímpico foi retomado em março de 2022. O Time Rio Paralímpico foi criado em 2012 e também retomado no ano passado. Até o momento, 10 atletas olímpicos que fazem parte do projeto já garantiram vaga para Paris 2024: Viviane Lyra (marcha atlética); João Chianca (surfe); Ingrid de Oliveira (saltos ornamentais); Isaac Souza (saltos ornamentais); Guilherme Pereira da Costa (natação); Philipe Chateaubrian (tiro esportivo); e também Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Santos e Rebeca Andrade, todas da equipe de ginástica artística vice-campeã no Mundial da Antuérpia, na Bélgica. 

– Esse projeto é extremamente importante para o Movimento Olímpico e Paralímpico. Fundamental para os atletas é poder se dedicar integralmente ao esporte. Este programa tem esse objetivo. No início da carreira é fundamental que o atleta tenha um apoio, principalmente quem não tem um patrocinador que permita essa dedicação integral. Não tenho dúvida que, desse grupo que está recebendo o apoio hoje, vários deles voltarão com medalhas. Isso é importante porque são esses atletas que vão inspirar as crianças a virem para o caminho do esporte – destacou o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.

O presidente do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), Mizael Conrado, ressaltou os avanços conquistados desde a Rio 2016. – Esse é um Time Rio que ressurge e que será importante para o resultado dos nossos atletas tanto nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago como nos Jogos Paralímpicos de Paris, no ano que vem – disse Mizael. 

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, também participou do evento no Palácio da Cidade. 


Atletas elogiam iniciativa da Prefeitura 

Campeã olímpica e mundial, a judoca Rafaela Silva é uma das integrantes do Time Rio Olímpico. Criada na Cidade de Deus, ela sabe a importância de uma ajuda financeira na preparação de um atleta de alto rendimento. 

– Essa ajuda fez muita diferença na minha carreira como atleta. Fiz parte do primeiro Time Rio 2011/12 para o ciclo de Londres, onde eu consegui chegar como a quarta do ranking mundial. E ano passado eu consegui a medalha de ouro no Mundial novamente com o Time Rio. Acredito que é um pé de coelho, está dando sorte na minha trajetória olímpica. Quando a gente entra para competir tem que estar 100% com a cabeça no tatame. O Time Rio consegue dar suporte e tranquilidade para que a gente consiga fazer um ótimo ciclo e representar o Brasil da melhor maneira nas competições – ressaltou a judoca, que lidera o ranking em sua categoria e está perto de conquistar a vaga para Paris 2024. 

A velocista Rosângela Santos fez questão de lembrar que começou praticando atletismo no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Disse ainda que, atualmente, treina na Vila Olímpica de Mato Alto e que também frequenta a Vila Olímpica de Padre Miguel.

– Sou a prova viva que esse projeto funciona e transforma vidas. Sou aqui a única atleta que fez parte do primeiro grupo do Time Rio, em 2010. E com ele fui campeã pan-americana dos 100m e do revezamento 4x100m. Fui também semifinalista de uma olimpíada, em 2012, meu melhor resultado na carreira. Esse projeto é fundamental para que eu não tenha que pegar um carro e trabalhar como Uber por cinco horas depois de treinar – comentou a velocista. 

O paratleta Douglas Matera tem baixa visão devido a uma retinose pigmentar. O nadador conquistou ouro nos 100m metros borboleta e nos revezamentos 4x100m medley e 4x100m livre, no Mundial disputado na Ilha da Madeira, em 2022. 

– Esse é um programa transformador, que possibilita que a gente possa se dedicar 100% ao esporte, a fim de ter os melhores resultados possíveis. É um incentivo extremamente preciso. Assim como eu, alguns atletas ficam cheios de dores depois de treinos exaustivos querem fazer uma massoterapia, mas pensam que, por ser caro, é melhor suportar a dor. A tranquilidade que a gente tem hoje é poder fazer esse investimento sem medo – destacou Douglas. 

Confira abaixo a lista dos atletas beneficiados pelo Projeto Time Rio: 

Time Rio Olímpico

Chayenne Silva – Atletismo

Gabriel Constantino – Atletismo

Viviane Lyra – Atletismo

Rosangela Santos – Atletismo

Flávia Saraiva – Ginástica

Jade Barbosa – Ginástica

Lorrane Santos – Ginástica

Rebeca Andrade – Ginástica

Luana Oliveira de Carvalho – Judô

Rafaela Silva – Judô

Thiago Felix da Silva – Levantamento de Peso

Amanda da Costa Schott – Levantamento de Peso

Laura Nascimento Amaro – Levantamento de Peso

Lucas Verthein – Remo

João Chianca – Surfe

Silvana Lima – Surfe

Gabriel Portilho Borges – Vela

Marina Arnd – Vela

Kahena Kunze – Vela

Gabriela Nicolino – Vela

João Siemsen – Vela

Evandro Gonçalves de Oliveira Jun – Voleibol

Bárbara Freitas – Voleibol

Carolina Solberg – Voleibol

Talita Rocha – Voleibol

Gustavo Carvalhaes – Voleibol

Giullia Penalber – Wrestling

Joilson Junior – Wrestling

Kenedy Anderson Moraes Pedrosa – Wrestling

Ana Marcela Cunha – Natação (águas abertas)

Ingrid de Oliveira – Saltos Ornamentais

Isaac Souza – Saltos Ornamentais

Guilherme Pereira da Costa – Natação

Nathalia Siqueira Almeida – Natação

Philipe Chateaubrian – Tiro Esportivo

Ana Sátila – Canoagem Slalom

 

Time Rio Paralímpico

Marivana Oliveira da Nobrega – Atletismo

Camila Maria Leiria de Castro – Vôlei

Tuany Priscila Barbosa Siqueira – Atletismo

Julyana Cristina da Silva – Atletismo

Viviane Ferreira Soares – Atletismo

Sophia Pernisa Kelmer – Tênis de Mesa

Alice de Oliveira Correa – Atletismo

Tascitha Oliveira Cruz – Atletismo

Brenda Souza de Freitas – Judô

Susana Schnarndorf – Natação

Camille Rodrigues Ferreira Cruz – Natação

Diana Cristina Barcelos de Oliveira – Remo

Wallace Antonio de Oliveira dos Santos – Atletismo

Felipe de Souza Gomes – Atletismo

Ricardo Gomes de Mendonça – Atletismo

Washington Assis do Nascimento Junior – Atletismo

Douglas Rocha Matera – Natação

Diogo Rebouças – Vôlei

Willians da Silva Araújo – Judô

Fabio Bordignon – Atletismo

Fabricio Marques de Souza – Taekwondo

Daniel Xavier Mendes- Natação

Thomaz Rocha Matera – Natação

João Victor Teixeira de Souza Silva – Atletismo