Prefeituras de Rio e São Paulo assinam termo para intercâmbio entre artistas das duas cidades

0
588

Um termo de cooperação técnica foi assinado entre as Prefeituras de Rio e São Paulo visando a um intercâmbio entre artistas das duas cidades. A cerimônia, conduzida pelos secretários de Cultura Marcus Faustini, do Rio, e Alê Youssef, de São Paulo, aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/06), no Palácio Rio 450 – inaugurado em 2015 para se tornar a terceira sede administrativa do município – em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio.

Faustini apresentou Youssef a agentes culturais do Rio, em especial, de Madureira, bairro escolhido para estrear o programa “Zona de cultura”, de territorialização e fomento, previsto para ser lançado até o fim do ano. O minitour terminou com a famosa feijoada da Tia Surica.

Desde o início da gestão, o prefeito Eduardo Paes e o secretário Marcus Faustini ensaiam uma dobradinha com o governo municipal de São Paulo em ações na área da cultura, a fim de debaterem projetos conjuntos, troca de saberes, experiências e reflexões acerca das leis de incentivo à cultura, fomento à periferia, carnaval de rua, programa de formação cultural para jovens e intercâmbio cultural. Alê Youssef foi procurado por Faustini em janeiro, e eles trataram da criação de um grupo de trabalho para trocar experiências. Entre os temas da conversa, programas de fomento e de incentivo realizados ou reconfigurados nos últimos anos.

Será criado um plano de trabalho, no qual devem constar objetivos, metas e cronograma de ações, acordado e assinado por ambos os secretários. A ideia não é a de reproduzir projetos idênticos nas duas cidades, mas sim estabelecer parcerias e compartilhar ideias, pensando na aplicabilidade delas nos diferentes contextos locais.

O prazo do documento é de 12 meses a partir da data da sua assinatura, podendo ser prorrogado em comum acordo entre as partes.