Prelúdio 21 apresenta videopartituras no YouTube do Centro Cultural Justiça Federal

0
743

A Série de concertos PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE segue com sua temporada 2020, via internet, pelo canal YouTube do Centro Cultural Justiça Federal, desta vez com o programa “Prelúdio 21 – Videopartituras”. No sábado, dia 26 de setembro, às 15h, serão mostrados vídeos de partituras de obras dos integrantes do grupo carioca, interpretadas por músicos renomados no cenário nacional e internacional. Durante a apresentação, os próprios compositores estarão disponíveis no chat do canal para conversar e interagir com os internautas. O grupo é formado por Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes.

Composta em 2003, Mensagem (Alexandre Schubert), para piano solo, faz parte do CD “Thalyson Rodrigues: obras para piano”, gravado próprio Thalyson e lançado em 2018 (PROMUS-UFRJ). De 1999, Fantasia (José Orlando Alves) foi gravada por Radegundis Tavares (trompa) e José Henrique Martins (piano), integrando o CD da dupla, intitulado “Universal” e lançado independente em 2009. Já Arder (Marcos Lucas), é de 2013, com a interpretação do Duo Amaral-Hellqvist (Karin Hellqvist, violino e Heloisa Amaral, piano), gravado no mesmo ano, durante a série Martes Musical, na Facultad de Artes da Pontificia Universidade Javeriana, em Bogotá, Colômbia. Obra mais recente, Vinheta (Caio Senna), escrita em 2019, traz o próprio compositor ao piano solo, um registro feito há bem pouco, mês passado, em Paty do Alferes. Em seguida, Tríptico (Pauxy Gentil-Nunes), de 2015, composta para violino, clarone e piano, traz o Trio Paineiras – Marco Catto (violino), José Batista Junior (clarone) e Marina Spoladore (piano) – em gravação que compõe o CD “Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje”, lançado em 2017 com produção de Sérgio Roberto de Oliveira (A CASA Estúdio). Por fim, Erosão (Neder Nassaro), para quinteto de metais, foi composta em 2007, e gravada no mesmo ano durante a série do Prelúdio 21, então realizada no Museu de Ciências da Terra do DNPM. Na época, a música foi interpretada pelo Quinteto Unirio de Metais, formado por Nailson Simões e Maico Lopes (trompetes), Waleska Beltrami (trompa), João Luiz Areiras (trombone), Carlos Vega (tuba).

 

Prelúdio 21

Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de concertos e palestras e incluindo convidados brasileiros e estrangeiros. De lá pra cá, o grupo tem se estabelecido como um dos mais sólidos grupos de música contemporânea do país. Desde 2008, o Prelúdio 21 tem realizado sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, contribuindo assim para a vida cultural do Rio de Janeiro. O grupo tem se apresentado ainda em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e espaço Oi Futuro. O Prelúdio 21 tem sido objeto de investigação acadêmica figurando em artigos e dissertações recentes. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

 

SERVIÇO:

26 de setembro (sábado), às 15h – Série PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE

Canal YouTube do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

www.youtube.com/c/CentroCulturalJustiçaFederal

 

Programa:

1. Mensagem (Alexandre Schubert, 2003), para piano solo Thalyson Rodrigues, piano Faixa do CD Thalyson Rodrigues: obras para piano, PROMUS-UFRJ, 2018.

2. Fantasia (José Orlando Alves, 1999), para trompa e piano Radegundis Tavares (trompa) e José Henrique Martins (piano) Lançado como faixa 8 do CD Universal, de Radegundis Tavares e José Henrique Martins. Selo independente, 2009.

3. Arder (Marcos Lucas, 2013), para violino e piano Duo Amaral-Hellqvist – Karin Hellqvist, violino e Heloisa Amaral, piano Gravado durante a série Martes Musical – Invitadas Internacionales. Facultad de Artes, Pontificia Universidade Javeriana. Bogotá, Colômbia, 26 de abril de 2013,

4. Vinheta (Caio Senna, 2019), para piano solo Caio Senna, piano Gravado em Paty do Alferes, no mês de agosto de 2020.

5. Tríptico (Pauxy Gentil-Nunes, 2015), para violino, clarone e piano Trio Paineiras – Marco Catto (violino), José Batista Junior (clarone) e Marina Spoladore (piano). Gravado como faixas 12 a 14 do CD Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje. Produção de Sérgio Roberto de Oliveira (A CASA Estúdio) e compositores do CD em 2017.

6. Erosão (Neder Nassaro, 2007), para quinteto de metais Quinteto Unirio de Metais – Nailson Simões e Maico Lopes (trompetes), Waleska Beltrami (trompa), João Luiz Areiras (trombone), Carlos Vega (tuba). Gravação realizada durante o concerto Prelúdio 21 – Música do Presente, no Museu de Ciências da Terra do DNPM, em 25 de junho de 2007.