Projeto Amigos da Antiga – Festa Funk com apresentações artísticas gratuitas

0
296

Amigos da Antiga – Festa Funk, celebrado anualmente e reconhecido como Ação Local pela Secretaria Municipal de Cultura desde 2015, traz a edição de 2023 uma programação cultural que resgata fundamentos, nostalgia e pertencimento dos tempos áureos do Funk Carioca. O Funk Tradicional, da década de 80 e 90, mobilizou centenas de milhares de pessoas, mensalmente, em busca de lazer, nos bailes de clubes da cidade. 

Em homenagem a todos aqueles que curtiram Bailes Funk no Ginásio Madureira, Império, Country Club de Jacarepaguá, Boêmios de Irajá, Pavunense, Coleginho de Irajá, Bonsucesso, CCIP de Pilares e Renascer de Jacarepaguá, onde será celebrado a velha guarda do Funk Carioca, no sábado (19 de agosto), a partir das 15h, na Praça da Merck, em Jacarepaguá, com apresentações artísticas, gratuitas, da Equipe Live, Adriano DJ, MC Duda do Borel, Jefin DJ, Mano Cakal MC e MC Shock. Aberto ao público. 

Uma realização do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, tem em sua gênese de formação, a valorização da Cultura Negra, tradicional e contemporânea, como estratégia de mobilização social para combater o racismo e a intolerância religiosa. Desde 1979, ainda na Associação dos Ex-alunos da Funabem – ASSEAF, grupos culturais de promoção da música negra no Rio de Janeiro são abrigados, recebendo apoio e incentivo para o desenvolvimento de suas práticas artísticas como ferramenta pedagógica de transformação social e econômica. 

Grupos Vissungo, ATICON, Afroreggae, Instituto Black Bom, Rede Carioca de Rodas de Samba e o Movimento de Mulheres Sambistas, são alguns desses que, impulsionados pelo CEAP, ao longo de suas trajetórias desenvolveram importantes projetos artísticos e de pesquisas, contribuindo significativamente para o posicionamento da cidade como referência cultural na produção da arte negra, popular e criativa, impulsionando expressões da Cultura Carioca, em especial o Samba e o Funk, nacional e internacionalmente. Projetos como o TIRO INCIAL (Gravação do 1º LP de Rap Nacional do Rio de Janeiro), VIBRAÇÕES POSITIVAS (Programa de rádio FM com milhares de ouvintes da música negra); e O SENHOR DO TREM (Curta-metragem de animação em homenagem a Velha Guarda da Portela); marcam o potencial inventivo e a coerência nos conteúdos produzidos, para além dos imensuráveis resultados alcançados.

Reforçando a importância da cultura popular para o desenvolvimento social e econômico, o CEAP através do Ponto de Cultura JPA Afro Cultural, realiza de forma sistêmica e estratégica, desde 2013, um programa permanente de ações culturais pedagógicas, de valorização das Culturas de Matrizes Africanas na Região de Jacarepaguá, com objetivo principal de promover o combate ao racismo e a intolerância religiosa no território”

Marcelo Santos, organizador do evento e Secretário Executivo do CEAP, defende: “O evento foi criado por um grupo de amigos da Merck, para matar a saudade de uma época boa e reunir as famílias, mas hoje traduz o sentimento de diferentes grupos que fazem festas e bailes para celebrar o funk antigo em diferentes territórios da cidade, todos os meses”.

O encontro contará com espaço KIDs para crianças, com brinquedos e brincadeiras. Marcelo Santos afirma ainda que, “É importante destacar o potencial de transformação social e econômico identificados entre os resultados. São dezenas de postos de trabalho gerados direto e indiretamente e neste ano, temos como meta a arrecadação de 1 tonelada de alimentos”.

Os organizadores pedem 1k de alimento não perecível (haverá um ponto de coleta), visando a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social, moradoras da região. 

 

Serviço:

 Amigos da Antiga – Festa Funk.
Local: Praça da Merck – Jacarepaguá.
Data: 19/08/2023
Horário: 15h às 22h.
Realização: CENTRO DE ARTICULAÇÃO DE POPULAÇÕES MARGINALIZADAS – PONTO DE CULTURA JPA AFROCULTURAL

Programação:
EQUIPE LIVE
ADRIANO DJ
MANO KACAU RELÍQUIA DO FUNK
JEFIN DJ
MC DUDA DO BOREL
ADRIANO DJ
MC SHOCK DA MERCK
JEFIN DJ