RenaCine volta ao Renascença Clube com o filme “Filhas do Vento”

0
353

O encontro está marcado para 10/03, às 18:30h. Cinema negro, cultura, diversão e inclusão resumem as ações do Renascença Clube ao longo dos 6 anos de RenaCine, que tem como objetivo formar público diferenciado, a partir de acervo com mais de 600 longas, 100 curtas e documentários que tratam da temática racial. A ideia é que um maior número de pessoas conheça a sua verdadeira história, fortalecendo sua identidade e aumentando à autoestima. O espaço do Renascença torna-se ideal, visto que sempre foi um reduto de resistência na luta contra qualquer tipo de discriminação. 

Nesta sexta-feira (10/03), o RenaCine restabelece o cinema negro que já era exibido, em décadas passadas, no Renascença Clube, adaptando-o com base na Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio e que foi alterada pela Lei 11645/08 que instituiu, também, a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena. “No período de 2012 a 2018 o RenaCine atingiu cerca de  3 mil pessoas engajadas na política em prol da sociedade afro-brasileira. Agora, nesse retorno, que foi abraçado pela atual presidência do clube com o apoio do vice-presidente do Departamento Cultural e Artístico, João Carlos Martins, pretendo ao lado de João Costa, professor de História e cinéfilo com corte para a cultura negra, trazer filmes atuais que tenham como proposta a temática racial, não deixando de exibir best sellers como Filhas do Vento. Esses filmes serão exibidos a última sexta-feira de cada mês seguidos de debate”, afirma Nanci Rosa. Coordenação do RenaCine: Nanci Rosa e João Costa. 

“Filhas do Vento” é um best seller nacional, de 2005, dirigido por Joel Zito Araújo. Este foi o 1º longa-metragem de ficção do diretor que, antes, realizava documentários.

 

Sinopse

Numa pequena cidade em Minas Gerais, as irmãs Cida (Taís Araújo) e Ju (Thalma de Freitas) se separaram ainda jovens. Elas se reencontram 45 anos depois, no enterro do pai (Mílton Gonçalves). Nesse segundo momento, Cida (Ruth de Souza) e Ju (Léa Garcia) estão em uma fase definitiva de suas vidas, cobrando resoluções para todos os sentimentos e histórias deixados no passado. Os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam o drama de forma sutil e poderosa. No elenco: Léa Garcia, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Taís Araújo, Thalma de Freitas, Rocco Pitanga, Maria Ceiça, Zózimo Bulbul.

 

A entrada é 0800, com direito a caldinho de ervilha. Bar em funcionamento.

Ação Social: doação de produtos femininos de higiene pessoal para o Instituto Nelson Mandela.

 

Serviço

RenaCine apresenta o filme “Filhas do Vento”

Dia: 10/03

Hora: 18h30

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí – Rio de Janeiro)

Entrada franca

Censura: 12 anos (menores só acompanhados dos responsáveis)