Pesquisa do IFec RJ indica que setor de serviços mantém alta pela quarta vez seguida

0
152

A expectativa do setor de serviços continua subindo, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ). O índice geral de serviços apresentou alta pela quarta vez consecutiva e ficou em 108,8 pontos no trimestre encerrado em outubro, contra 108,4 de julho a setembro. A elevação foi puxada, principalmente, pela situação presente. 

O índice de situação presente avançou de 86,8 pontos no trimestre de julho a setembro para 87,9 de agosto a outubro. Já a situação futura apresentou ligeira queda em relação ao trimestre móvel anterior de 122,9 para 122,7 pontos na mais recente pesquisa. 

O indicador agregado, que além dos serviços inclui o comércio, mostra que a expectativa dos empresários apresentou elevação mensal no índice geral. A sondagem foi feita com 240 empresários do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 03 e 18 de outubro. O indicador em setembro era de 105,1. Agora, em outubro, ficou em 105,7 pontos, puxado pela situação futura. 

O índice futuro subiu de 119,9 pontos na sondagem anterior para 121,4 em outubro. Negócio (139,8 em outubro, contra 137,7 em setembro) e a demanda (126,5 pontos em outubro, contra 123,7 em setembro) foram os principais responsáveis pela elevação da expectativa. 

A situação presente apresentou novo recuo, de 82,8 pontos na pesquisa anterior para 82,2 na nova sondagem. Em agosto, o índice estava em 85,4 pontos. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.