Prefeitura do Rio monta operação especial para a final da Copa Libertadores e shows na cidade

0
166

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para os diversos eventos que serão realizados na cidade até o próximo domingo. Um dos principais é a final da Copa Libertadores da América, entre Fluminense e Boca Juniors, no Maracanã, no sábado (4/11), às 17h. No mesmo dia, a cidade ainda será palco do show da banda Red Hot Chili Peppers, no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, e, no Jockey Club Brasileiro, o cantor Roberto Carlos fará uma apresentação para três mil pessoas.

Na decisão no Maracanã, a exemplo do modelo adotado na Copa do Mundo de 2014, diversas vias serão interditadas no entorno do estádio e em bairros próximos. A Prefeitura não recomenda a utilização de veículos particulares, e os torcedores e fãs devem priorizar o transporte público. Mais de 670 agentes municipais vão participar da operação especial especificamente na operação da final.

A operação inicia nesta terça-feira (31/10) já com a previsão de chegada dos torcedores do Boca Juniors. E o desembarque dos jogadores do time argentino ocorre na quarta-feira (1/11).

Um monitoramento feito pelos órgãos competentes nas estradas federais (Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres) fornecerá com uma antecedência de 24h o número de veículos de torcedores argentinos que se deslocam em direção ao Rio.

O público esperado no Maracanã é de 70 mil torcedores, mas o número de argentinos na cidade pode ultrapassar 100 mil torcedores. O COR será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 70 câmeras e um drone operado direto do Maracanã.

– O Fluminense vai instalar um telão na Cinelândia com apoio da Prefeitura. É um lugar de fácil acesso, um espaço maior para comemoração caso o time seja campeão. Nas Laranjeiras existem limitações. Quero ressaltar que os torcedores do Boca Juniors são bem-vindos no Rio. Eles são adversários, não são inimigos. O carioca sabe receber muito bem os turistas. Estaremos atentos às hostilidades, é algo que não vamos aceitar. Isso afasta a vinda do turista – disse Eduardo Paes.

Na Sala de Situação do Centro de Operações, na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e irão abastecer os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar conforto e alternativas para o torcedor.

Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, o COR.Rio.

Já a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal disponibilizarão um efetivo com mais de 350 agentes apenas no entorno do Maracanã. As ações terão como foco o ordenamento urbano, a fiscalização ao comércio ambulante, a fluidez no trânsito e a fiscalização de estacionamento irregular nas imediações do estádio do Maracanã.

A Seop ainda atuará com 12 reboques para remover os veículos estacionados ilegalmente. As equipes começarão as ações no início da manhã do dia 4 e seguirão até a dispersão das torcidas após a partida para garantir o ordenamento e segurança das pessoas que vão ao estádio. A atuação de comércio ambulante irregular é proibida, assim como a venda de bebidas em garrafas de vidro.


TRÂNSITO

A CET-Rio informa que as interdições ocorrerão a partir das 6h de sábado (4/11). A abertura dos portões está prevista para 13h e a partida terá início às 17h.

Vale frisar que o número de vias interditadas será maior se comparado aos bloqueios já conhecidos e realizados no Maracanã em dias de partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

Uma das principais mudanças é a interdição total da Avenida Rei Pelé, em ambos os sentidos. Outro destaque é o bloqueio que será montado já na Avenida Osvaldo Aranha, altura da Rua Ceará.

Vias no entorno do Maracanã interditadas

A partir das 6h de sábado começam as interdições. Elas estão previstas para terminar duas horas após o término dos festejos no Maracanã. Vias interditadas:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Isidro de Figueiredo;
– Rua Conselheiro Olegário;
– Rua Artur Menezes;
– Av. Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;
– Av. Rei Pelé, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua General Canabarro;
– Av. Rei Pelé, pista sentido Méier, entre o Viaduto de São Cristóvão e a Rua São Francisco Xavier;
– Av. Osvaldo Aranha, pista sentido Méier, entre a Rua Ceará e o Viaduto de São Cristóvão;
– Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua Dona Zulmira e a Av. Rei Pelé;
– Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Grajaú, entre a Av. Rei Pelé e a Rua São Francisco Xavier;
– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã e a Av. Rei Pelé;
– Viaduto de São Cristóvão;
– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã.

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 230 pessoas, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, 22 veículos operacionais e 25 motocicletas. Também serão utilizados 30 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

Rotas de desvio

– Veículos em direção ao Grande Méier: serão desviados para a Rua Ceará, Rua General Herculano Gomes, Av. Bartolomeu de Gusmão e Rua Visconde de Niterói;
– Veículos em direção a Tijuca: serão desviados para a Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
– Veículos em direção ao Centro/Zona Sul: serão desviados para a Rua São Francisco Xavier e a Rua Haddock Lobo.

Rotas alternativas

Provenientes do Centro e Zona Sul

– Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Dr. Satamini;
– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Barão de Mesquita;
– Para a região do Grande Méier e Del Castilho: utilizar a rota pela Av. Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado e Rua São Luiz Gonzaga.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Proibição de estacionamento

O estacionamento de veículos será proibido a partir das 18h de sexta (03/11) até às 23h de sábado (4/11), nas seguintes vias:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Isidro de Figueiredo;
– Rua Conselheiro Olegário;
– Rua Artur Menezes.

Sinalização específica será implantada para indicar as vias onde o estacionamento estará proibido.

Recomendação

– Para os motoristas, a recomendação é que utilizem rotas alternativas para seus deslocamentos;
– Para aqueles que será inevitável circular pela área, a recomendação é que fiquem atentos à sinalização de trânsito implantada e às orientações dos agentes de trânsito que estarão atuando na região.


Transporte público

A Prefeitura ressalta que o transporte coletivo é a melhor forma de chegar ao estádio do Maracanã. Para os torcedores que optarem por utilizar o táxi no final do jogo, fiscais da SEOP atuarão na verificação da documentação dos veículos e dos motoristas, além de garantir que a cobrança seja feita pelo taxímetro.

Por causa do fechamento de ruas ao redor do Maracanã, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) preparou uma operação especial para a circulação de ônibus na região. São 33 linhas que vão sofrer alterações em suas rotas a partir das 06 horas de sábado. Confira quais são elas: 239, 455, 622, 638, 665, 665 SVA, 665 SVB, 711, 627, 629, 630, 232, 247, 249, 254, 306, 341, 353, 363, 363V, 368, 383, 390, 435, 457, 2110, 2111, 2114, 606, 238, 432, 433 e 439. O detalhamento das alterações dos percursos está publicado no site do Centro de Operações Rio (cor.rio).


Metrô

Para a decisão no Maracanã, o sistema funcionará das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.  A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central/Centro e General Osório/Ipanema. O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado.

Os torcedores do Fluminense com ingressos para acesso nos portões C (Sul) e aqueles torcedores que vão para o setor misto D (Leste) devem desembarcar na estação São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1). Já na volta do jogo, os clientes devem dar preferência às estações São Francisco Xavier/Tijuca (Linha 1) e Maracanã (Linha 2).

Já os torcedores do Boca Juniors que têm bilhetes para os portões E e F (Norte), devem embarcar e desembarcar na estação São Cristóvão (Linha 2).

A estação de metrô do Maracanã deve ser usada para o público que vai acessar o estádio pelo portão A (Oeste), e os torcedores do Fluminense que vão para o setor B (Sul).

É importante destacar que a estação Maracanã funcionará normalmente do início da operação, às 5h, até as 8h59. Entre 9h e 18h, o local ficará fechado para embarque e será utilizado somente para o desembarque de torcedores com ingresso para a partida, como definido no esquema de segurança e operacional dos órgãos públicos para o evento. Após as 18h, a estação volta ao seu funcionamento normal com embarques e desembarques.

Limpeza urbana

A Comlurb vai trabalhar com 168 garis e 16 supervisores de serviço, que vão atuar em toda a parte externa do Maracanã e nas principais vias de acesso, incluindo o calçadão em volta do estádio, com os serviços de varrição manual e mecanizada e remoção de resíduos, entre outros. Serão utilizados 16 veículos e equipamentos, como: caminhões compactadores, pipas d’água, mini varredeiras e varredeiras de médio e grande porte. A área externa do estádio receberá 160 contêineres, sendo 120 de 240 litros e 40 de 1.200 litros, além da reposição de 30 papeleiras para garantir que os torcedores façam o descarte de seus resíduos de forma adequada.

 

RED HOT CHILI PEPPERS E OUTROS EVENTOS

Além da partida que vale o título da Copa Libertadores da América, a cidade receberá outros eventos com grande demanda de público no sábado. Os principais deles são: show do Red Hot Chili Peppers, no Estádio Nilton Santos, além do show do cantor Roberto Carlos, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Equipes operacionais montaram operações especiais também para esses eventos.


Trânsito

A CET-Rio vai iniciar a operação de trânsito para o show do Red Hot Chili Peppers às 23h de sexta-feira (3/11). Serão 176 pessoas, entre agentes da CET-Rio e orientadores de tráfego, 15 veículos operacionais e 20 motocicletas. Para informar, orientar e alertar os motoristas e moradores, faixas serão instaladas na região. Além disso, serão utilizados 20 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e os desvios viários.

A principal recomendação ao público do evento é que utilize o transporte público para o deslocamento (trem e metrô), pois as vias estarão bloqueadas à circulação de veículos e em todo o entorno do estádio estará proibido o estacionamento.

As seguintes vias serão interditadas para viabilizar a chegada e saída das pessoas para o evento:

Dia 4/11 (sábado), das 15h até duas horas após o término do show:

– Rua Dr. Padilha entre Rua Arquias Cordeiro e Rua das Oficinas;

Dia 4/11 (sábado), das 16h até duas horas após o término do show:

– Rua Dr. Padilha entre Rua Piauí e a Rua das Oficinas;
– Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;
– Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;
– Rua José dos Reis;
– Rua Guineza, entre a Rua Bento Gonçalves e a Rua Goiás;
– Rua das Oficinas;
– Rua Henrique Scheid;
– Rua Sales Guimarães;
– Rua Comendador João C. de Almeida;
– Rua Gentil de Araújo;
– Rua Coronel Cunha Leal;
– Rua General Clarindo;
– Rua Dona Eugênia.

Desvios:

– Os veículos provenientes da Rua Goiás poderão realizar o seguinte desvio: Rua Goiás, Rua Guilhermina, Av. Dom Helder Câmara, Rua José Bonifácio e Rua Arquias Cordeiro;
– Os veículos provenientes da Rua Piauí poderão realizar o seguinte desvio: Rua Piauí, Av. Dom Helder Câmara, Rua João Pinheiro, Rua Leopoldina, Rua Silvana e Rua Goiás.

Para garantir a chegada e saída do público do evento com segurança e garantir boa fluidez do tráfego na região, será necessário proibir o estacionamento em diversas vias da região. A partir das 23h do dia 3/11 até duas horas após o término do show:

– Rua Dr. Padilha;
– Rua José dos Reis entre Rua Bento Gonçalves e número 658;
– Rua Bento Gonçalves, entre a Rua José dos Reis e a Rua Guineza;
– Rua Guineza;
– Rua Afonso Ferreira;
– Rua das Oficinas;
– Rua Henrique Scheid;
– Rua Sales Guimarães;
– Rua Gentil de Araújo;
– Rua Goiás, entre a Rua Guilhermina e a Rua José dos Reis;
– Rua Arquias Cordeiro, entre a Rua José dos Reis e a Rua Dona Teresa;
– Rua Benício de Abreu;
– Rua General Clarindo;
– Rua Dona Eugênia.

A partir das 17h do dia 4/11 às 2h do dia 5/11:

– Rua José dos Reis entre Rua Goiás e Rua Bento Gonçalves;
– Rua José dos Reis entre Rua Henrique Scheid e número 658.

Os veículos de moradores, devidamente identificados com comprovante de residência, poderão acessar à área interditada. Mas não poderão estacionar nas vias sinalizadas com proibição de estacionamento.

Em função da grande quantidade de pessoas que irão assistir ao evento é importante que as vias na região estejam com suas condições de fluidez funcionando plenamente. Com objetivo de garantir a mobilidade nas vias de acesso ao estádio, além da atuação dos agentes em campo, também haverá fiscalização por videomonitoramento.

As vias onde esse tipo de ação será ocorrerá estarão devidamente sinalizadas conforme determina a Resolução Contran 909/2022. Agentes de trânsito estarão fiscalizando através de câmeras, em tempo real, eventuais infrações de trânsito que estejam sendo cometidas, autuando os veículos infratores.

A Guarda Municipal vai utilizar um efetivo de 240 agentes que farão o ordenamento do trânsito, fiscalização a ambulantes, além de oito reboques que irão atuar nas vias do entorno dos shows para coibir o estacionamento irregular. Os fãs do Red Hot Chili Peppers que escolherem retornar para suas residências de táxi poderão contar com um bolsão na Rua José dos Reis, no trecho compreendido entre as ruas Das Oficinas e a Henrique Scheid. Já para a apresentação de Roberto Carlos, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, serão empregados 68 agentes.

Supervia

Na ida para o show, a Supervia programou partidas diretas para a estação Engenho de Dentro a cada 30 minutos, entre 17h e 20h, saindo da Central do Brasil. Além das viagens convencionais nos ramais Japeri e Santa Cruz que partem a cada 15 minutos.

Para o retorno do show, a operação vai ocorrer por 1h30 após o término do evento.

Metrô

Para a ida e volta do show, os clientes deverão se dirigir à estação Central do Brasil/Centro do MetrôRio, estação de integração com a SuperVia. Após o evento, para facilitar o retorno do público, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Mas, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

No retorno do show, a partir da estação Central do Brasil/Centro, o público poderá seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, ou da linha 2, no sentido Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.

Limpeza Urbana

A Comlurb montou uma operação especial de limpeza para toda a parte externa do Estádio Nilton Santos, no sábado, quando será realizado o show da banda americana Red Hot Chili Peppers, incluindo as vias de acesso, com 102 garis e 13 agentes de limpeza urbana.

A Companhia vai atuar com o apoio de três caminhões compactadores e um tipo satélite para remoção dos resíduos; duas minis varredeiras, uma varredeira de médio porte e duas varredeiras de grande porte para auxiliar no serviço de varrição; e dois caminhões-pipa para lavagem das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito. Serão disponibilizados 40 contêineres de 240 litros para garantir o descarte adequado dos resíduos pelo público.