Sala Cecília Meireles abre 100 vagas para todo o Brasil de curso on line

0
150

A primeira edição do Programa de Inovação na Música de Concerto terá início em 24 de outubro. O curso é uma realização da Sala Cecília Meireles, com patrocínio da Petrobras, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Funarj. O apoio institucional é da União Brasileira de Compositores (UBC). Ao fim do curso, o aluno terá um panorama sobre a música de concerto no Brasil, das oportunidades de carreira e da estrutura de financiamento de orquestras, projetos sociais, turnês e de negócios envolvendo música clássica nas plataformas de streaming nas trilhas sonoras para o audiovisual. 

O formato do Curso é Online (EAD) com 2 meses de duração: serão 20 aulas, sendo 10 aulas ao vivo pelo Zoom, aulas gravadas e 2 encontros presenciais; um Seminário Presencial no Rio de Janeiro (com transmissão online), realizado na Sala Guiomar Novaes / Sala Cecília Meireles.

Formulário de Inscrição (até 23/10): https://forms.gle/Aw2Dv5YK7qsTD12t5

Mais informações no site da Sala: http://salaceciliameireles.rj.gov.br/

 

PROGRAMA

O programa abordará temas da indústria da música e do setor cultural e terá como tema central o segmento da música de concerto e administração de orquestras na era digital. 

Serão 15 professores com trajetórias no setor da música, de compositores e regentes a gestores públicos, pesquisadores, executivos com experiência em gerenciamento de turnês e eventos internacionais e na indústria fonográfica. O currículo inclui informações e tendências sobre mercado fonográfico, gestão de casas de espetáculos, tecnologia e inovação, renovação de público para a música clássica, estudo de casos em orquestras e filarmônicas no mundo com modelos bem sucedidos de financiamento e renovação de plateia, projetos de impacto social, inovação no repertório e nas performances artísticas, sincronização com o audiovisual, entre outros.

Já estão confirmados os seguintes professores e palestrantes:

Felipe Prazeres (Regente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro),  Eulícia Esteves (Diretora de Música da FUNARTE), Steffen Dauelsberg (CEO da Dellarte Soluções Culturais), Mateus Simões (fundador da Nova Orquestra), Nikolay Sapoundjiev (Diretor Artistico da Orquestra Sinfônica Brasileira) , Sarah Higino, maestrina e pianista, Anahi Ravagnani (PhD em Audience Engagement in Classical Music pela Universidade de Leeds) ,Carlos Prazeres (Diretor e Regente da Orquestra Sinfônica da Bahia), Leonardo De Marchi (Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ), Marco Antônio Junqueira (Sócio da Sagre Agência de Projetos Incentivados), Marcos Souza (Head de Comunicação, Marketing e Patrocínios da OPES), Bernardo Pauleira | Gerente de A&R na Warner Music) e Guilherme Flarys (Fundador da Gomus Music Branding) ,