Secretaria Municipal de Cultura do Rio lança edital a interessados em gerir cafeterias e/ou lojas de souvenirs de espaços culturais

0
297

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio (SMC) publicou, nesta terça-feira (9/08), um termo de referência para a escolha, via edital, de empresários e/ou grupos interessados na exploração comercial do tipo cafeteria e/ou loja de souvenirs em equipamentos culturais geridos pela pasta.

Trata-se de um negócio lucrativo, segundo aponta o acordo de resultados. Uma das metas da SMC é atingir dois milhões de visitantes nos 53 equipamentos culturais da pasta. Nos seis primeiros meses deste ano (jan-jun), por exemplo, o público estimado foi de 880 mil, uma média de 142 mil mensais.

O prazo de execução do serviço será de cinco anos e prorrogável por igual período. O edital ficará aberto até o dia 11 de setembro. A convocação para habilitação e entrega dos envelopes será no dia 12 de setembro. 

Informações e formulários na página da SMC – http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/

Como vai funcionar: Os concorrentes farão propostas de aluguel. Vencerá a melhor proposta financeira. O edital parte de um valor determinado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, e vence quem fizer o melhor lance acima. Podem concorrer micro, MEI, qualquer empresa cuja atividade seja de cafeteria e ou bistrô. O investimento, que será feito pelo vencedor, depende do tamanho e do tipo de serviço. Os candidatos podem concorrer a quantos espaços quiserem. Podem vencer para um, dois, três, quatro, cinco endereços diferentes, criando assim uma rede. Mas pode também concorrer a um só.

Equipamentos SMC a serem explorados comercialmente:

– Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO): Rua Luís de Camões 68, Praça Tiradentes, Centro.
– Centro de Artes Calouste Gulbenkian: Rua Benedito Hipólito 125, Praça XI.
– Memorial Getúlio Vargas:  Praça Luís de Camões s/n, subsolo, Glória.
– Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola: Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca.
– Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB): Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa.
– Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto: Rua Humaitá, 163, Humaitá
– Sala Baden Powell: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360, Copacabana.