“Seis propostas para o próximo silêncio” é a nova atração do Palco Carioca

0
337

Desde fevereiro de 2023, o Palco Carioca vem agitando o Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Renomadas companhias e grupos cariocas de dança, mostram sempre aos sábados e domingos, às 20h, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, propostas diferenciadas que levam ao público a arte do movimento. Essa primeira etapa do projeto Festival Dança em Trânsito segue até abril.       

 Sob o argumento, instalação e direção de Paula Águas, o espetáculo “Seis Propostas para o próximo silêncio”, que teve seu início durante a pandemia, utilizando das qualidades sugeridas por Ítalo Calvino em sua obra Seis Propostas para o Próximo Milênio, os intérpretes Betina Guelmann, Paula Águas e Toni Rodrigues exercitam a experiência de criar um silêncio interno. Silêncio esse que acalma, que amplia a capacidade de perceber os sentidos, abrindo os poros para uma escuta potente e delicada.

Segundo a filósofa Aline Reis, “Ao trocar silêncio por milênio, o título conjectura uma postura corporal muito mais próxima da experiência que tivemos na pandemia: os milhares de quilômetros percorridos entre a sala, os quartos e as dependências”.  

 

Ficha Técnica: 

Argumento, instalação e direção geral: Paula Águas 

Assistência de direção: Bruna Fiuza

Intérpretes criadores: Betina Guelmann, Paula Águas e Toni Rodrigues 

Direção de Arte: Thomaz Velho 

Figurino: Paula Bohm

Fotos: Carol Pires 

Arte gráfica: Gabi Jung

Produção: Ana Barros- Vaca Amarela Educação e Arte

Apoio: CasaGira146

 

O Palco Carioca termina o mês de março com apresentação de Bruno Cesário (25 e 26/3) com o espetáculo “TRIZ”. O projeto continua a receber os espetáculos de dança em abril: Marcia Milhazes Companhia de Dança (1 e 2/4), Cia Étnica de dança/Carmem Luz (8 e 9/4), a Laso Cia de dança/ Carlos Laerte (15 e 16/4),a Esther Weitzman Cia de dança (22 e 23/4) e a Regina Miranda, Atores&Bailarinos (29 e 30/4).  

 

Dança em Trânsito

Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais. 

Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. 

Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito. 

            


Sobre o Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

 

Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito

MARÇO:

25 e 26/3 – Bruno Cezario com “TRIZ”

 

ABRIL:

1 e 2/4 – Marcia Milhazes Companhia de Dança com “PAZ e AMOR”

8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança – Carmen Luz com “SANKOFA”

15 e 16/4 – Laso Cia de Dança – Carlos Laerte

22 e 23/4 – Esther Weitzman Companhia de Dança com ” O que imagino sobre a morte”

29 e 30/4 – Regina Miranda e Atores Bailarinos com “NAITSU- NOITES COM MURAKAMI”

 

 

SERVIÇO:

Palco Carioca – Circuito Festival Dança em Trânsito

Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril.

Dias 18 e 19 de março – “Seis Propostas para o Silêncio”

Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Dias: sábados e domingos – às 20h

Classificação: a partir de 12 anos

80 lugares

Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – *pela plataforma SYMPLA

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca