Série Depoimentos Cariocas, do Arquivo da Cidade do Rio, traz memórias do ex-prefeito Saturnino Braga

0
554

O ex-prefeito do Rio Roberto Saturnino Braga é o entrevistado da série “Depoimentos Cariocas” nesta terça-feira (10/08), às 17h, quando o vídeo estreia no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, responsável pela produção. Saturnino, que completará 90 anos no dia 13 de setembro, foi entrevistado pela presidente do Arquivo Geral, Sra. Rosa Maria Araujo, a quem falou sobre temas como os desafios que enfrentou em seu mandato como prefeito da cidade (o primeiro eleito diretamente, após a redemocratização), entre 1986 e 1988, quando grandes dificuldades financeiras o levaram a declarar a falência do município.

A abertura do episódio é feita pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, dizendo-se “especialmente satisfeito” com a oportunidade de convidar os espectadores a assistirem à entrevista com Saturnino: “Sua história nos ajuda a compreender como a democracia é uma conquista fundamental pro país e como devemos sempre lutar por sua preservação.”

O depoimento teve ainda as participações especiais do jornalista Ancelmo Gois e do advogado e ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, que contribuíram enviando perguntas para o ex-prefeito.

Na entrevista, realizada remotamente devido à pandemia de Covid-19, Saturnino Braga destacou passagens de sua trajetória, como os momentos iniciais de sua carreira política (seguindo os passos de seu pai, o ex-deputado federal Francisco Saturnino Braga) e a relação com o ex-governador Leonel Brizola. Outros temas abordados na conversa foram a infância em Copacabana, a paixão pelo canto (que chegou a estudar na juventude) e os anos de aluno da Faculdade de Engenharia da antiga escola politécnica da Universidade do Brasil (atual UFRJ).

Entre os destaques da entrevista estão as memórias do veterano político sobre como acompanhou – pelo rádio – os combates da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e seu jingle da campanha para prefeito em 1985, cantado duas vezes no vídeo: a primeira pelo prefeito Eduardo Paes, na abertura, e a segunda pelo próprio Saturnino, numa canja especial que encerra sua participação nos “Depoimentos Cariocas”.

Saturnino Braga é o quarto entrevistado da série, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria de Governo e Integridade (SEGOVI) da Prefeitura do Rio, para registrar e difundir as memórias e reflexões de pessoas que já tiveram a cidade como objeto de inspiração no trabalho. Antes dele passaram pelos “Depoimentos Cariocas” o jornalista e escritor Zuenir Ventura, o antropólogo Roberto DaMatta e o compositor e escritor Nei Lopes.

A série continua em setembro com a participação da professora Terezinha Saraiva (96 anos), ex-secretária nas pastas da Educação e Cultura nas esferas estadual e municipal.