SESC apresenta oficina online “Pedaços” com Sabrina Vaz e Kapu Araújo

0
525

O espetáculo “Pedaços” está em cartaz até o dia 4 de julho, às 19h, temporada virtual com transmissão pela plataforma Zoom, via Sympla Streaming. As sessões, que acontecem todo sábado e domingo, integram o Arte em Cena, projeto em que o Sesc RJ transmite espetáculos artísticos em suas redes sociais e em plataformas digitais.

A pandemia impulsionou a produção de espetáculos culturais online, visando entreter as pessoas sem sair de casa. Em modos práticos, essa foi a forma como os artistas Sabrina Vaz e Kapu Araújo encontraram para valorizar e fomentar a dança nesse momento delicado.

Pedaços, nome do espetáculo, remete uma reflexão sobre a vida, essa enorme colcha de retalhos que nos qualifica como pedaços, ciclos, repartições de algo.

“Um convite é feito para apreciarmos o ato de viver em todas suas estações e o que somos dentro deste formidável dinamismo obrigado ao equilíbrio, que é a vida, parafraseando Fernando Pessoa que inspirou livremente a obra através de um de seus poemas: “A vida essa coisa enorme, é que prende tudo e tudo une”, afirma Sabrina.

A pesquisa de movimento foi baseada em compilados de vivências experimentadas pelos intérpretes ao longo de suas carreiras profissionais e vida pessoal, utilizando da linguagem contemporâneo-urbano, para trazer organicidade ao grande reunido de movimentos que a obra apresenta.

A narrativa traz uma crescente de maturidade dos intérpretes, representada tanto na altitude de suas locações, como também na trilha que sofre várias nuances e recortes até atingir seu ápice. Isso que nos leva ao mote central da peça: engrandecer-se sobre os pedaços que somos e temos dentro deste incrível todo.

O espetáculo será aberto ao público, para assistir basta entrar neste link. Os artistas irão se apresentar até o dia 4 de julho.

Partindo da premissa do duo Pedaços, criação de ambos os artistas, irão também realizar uma oficina online visando trazer recortes do universo da dança, tanto do segmento contemporâneo, quanto no segmento urbano e clássico.

”Ao colocarmos bases, fundamentos, recortes de coreografias, experimentações e propostas, estamos brincando com os pedaços de dança que este universo nos proporciona. A oficina é pensada para todos os tipos de corpos,” afirma Kapu.

A base da oficina irá conter muitos movimentos do breaking, modalidade em alta devido a aceitação como esporte para as Olimpíadas. Dentre os movimentos mais famosos, estarão presentes o Top Rock, Footwork, Drops, Floor Rocks, Power Moves, Freezes e Suicides.

Mas, também, apresentará alguns movimentos de outras danças populares como o contemporâneo e o ballet tradicional, por exemplo. Nessas modalidades podemos citar alguns Pêndulos, entradas e saídas do chão, pontos de apoios, saltos e giros; Pliê, tendu, fondu, adagio e alegro.

Segundo os dois, não irão faltar dinâmicas, desconstruções, criações individuais (estímulos) e improviso, muita composição Coreográfica e claro, momentos de relaxamento, volta-calma, respiração e alongamentos.

As oficinas vão até o dia 2 de julho. Para acompanhar de perto todas as datas disponíveis basta acessar o site oficial do SESC-RJ: https://www.sescrio.org.br/cultura/

Para assistir às oficinas, acesse o link: http://bit.ly/OficinaPeda%C3%A7os

Ficha técnica Espetáculo:

Criação e Interpretação: Sabrina Vaz e Kapu Araujo

Produção Executiva: Claudia Bueno

Filmagem , edição e suporte para plataforma Sympla – Fernando Dias

Fotografia: Renan Oliveira

Trilha musical: Leonardo Laureano e Fernando Dias

Dias: todos os sábados e domingos até 4 de julho de 2021

Horário: 19h

Onde: plataforma Sympla- espetáculo PEDAÇOS

Duração: 30-trinta minutos

Gênero: dança contemporânea e urbana

Classificação livre e indicativa para todas as idades

Realização: SESC RJ

Ficha técnica:

Oficineiros : Sabrina Vaz e Kapu Araújo

Dias: todas as terças e sextas-feiras até o dia 2 de julho de 2021.

Horário: 18h às 19h

Onde: Plataforma zoom – sala Oficina de Dança Pedaços

Classificação indicativa para maiores de 18 anos.