Sistema Fecomércio RJ realiza a Semana da Integridade

0
469

Focado na transparência e boa governança, o Sistema Fecomércio RJ realiza a Semana da Integridade trazendo uma série de painéis sobre Integridade, Environmental, Social and Governance (ESG) e Lei Anticorrupção. O encontro será realizado na terça-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 10h, com transmissão on-line no canal da Fecomércio RJ no YouTube.

O painel de abertura ficará a cargo do secretário municipal de Governo e Integridade Pública Marcelo Calero, no qual apresentará o Programa Carioca de Integridade e Transparência – Rio Integridade, que tem como fundamento a efetivação, na administração municipal, de práticas de integridade pública, por meio de governança e conformidade, e de práticas de transparência e gestão de dados.

Na sequência, a advogada e especialista em Compliance e Governança Corporativa Roberta Carneiro Föppel, também membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Embasa, abordará o tema ESG e Combate à Corrupção em uma análise sobre a relevância dos vieses ambiental, social e de governança dos negócios, mitigando casos de causem prejuízos financeiros e reputacionais às empresas e impactos negativos à sociedade.

O terceiro painel caberá ao advogado e ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União Valdir Simão, que abordará os 8 anos da Lei Anticorrupção: desafios e perspectivas. A Lei 12.846, de 2013, é fruto de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate à corrupção, prevendo a responsabilização objetiva, no âmbito civil e administrativo, de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira.

O evento da Semana da Integridade celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção e faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Sesc, Senac, IFec e Fecomércio RJ – casas que compõem a entidade, pautadas pelo Programa de Integridade e pelo Código de Conduta Ética, instaurados em 2020 e revisados em 2021.  Durante o evento, serão lançados também o segundo treinamento para colaboradores, dentro da temática da Integridade, a versão reformulada do Código de Conduta Ética e o novo Código de Conduta Ética para Fornecedores, que visa garantir o alinhamento com os valores morais, éticos e responsáveis adotados pelo Sistema Fecomércio RJ.

Também neste movimento, o Sistema Fecomércio RJ já aderiu ao Pacto Empresarial pela integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, em um compromisso público para aprimorar modelos éticos de governança; e visa figurar no Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Empresa Pró-Ética), que avalia e divulga as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais.

 

Serviço:

Semana da Integridade | Sistema Fecomércio RJ

Dia e horário: 7 de dezembro, terça-feira, às 10h

Transmissão on-line em https://www.youtube.com/channel/UCHKuT4TtLbThRZDZKBiaUdA