Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece masterclass gratuita com o maestro chileno Victor Hugo Toro

0
312

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre as portas para mais uma masterclass gratuita, agora sob o comando do maestro chileno Victor Hugo Toro. Com o patrocínio Oficial @petrobras, serão selecionados quatro cantores, com idade entre 18 e 40 anos, para a aula que acontecerá no dia 6 de setembro, quarta-feira, das 14h às 17h, na Sala Mário Tavares, no anexo do Municipal.

As inscrições estão abertas até 1º de setembro e devem ser feitas através do e-mail [email protected]. Para fazer parte da seleção é necessário enviar o nome completo, a data de nascimento, uma biografia resumida, as partituras, em PDF, das duas árias a serem apresentadas e dois links do YouTube com gravações para que a comissão artística faça a seleção dos participantes. Os escolhidos deverão levar duas cópias impressas de cada ária. A masterclass será aberta ao público. Cantores e estudantes de canto, estudantes de regência e de acompanhamento ao piano, também podem ingressar na aula como ouvintes.

 

Sobre Victor Hugo Toro 

Nascido em Santiago do Chile, realizou estudos de regência orquestral e formou-se na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio OSESP – Organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras de seu país. Além da OSESP, onde foi regente assistente e apresentou importantes peças do repertório universal junto a primeiras audições de repertório brasileiro, tem sido convidado a reger a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônicas de Campinas, Paraná, Porto alegre, Bahía, Espirito Santo, Amazonas filarmônica, Orquestra do Teatro Massimo de Palermo e da Arena de Verona (Itália), Orquestra estável do Teatro Colón (Argentina), Sinfônicas do Sodre (Uruguai) e de Xalapa (México), além das filarmónicas de Montevidéu, Mendoza, Buenos Aires, Oltenia (Romênia), da Universidade Nacional Autônoma do México e de Xiamen (China), entre muitas outras. Além de desenvolver importante trabalho com orquestras jovens de seu país, Victor Hugo Toro é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Ele foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal “El Mercúrio” e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, a sociedade paulistana e o acercamento cultural entre Chile e Brasil. Laureado pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de comendador, recebeu de parte da Câmara Municipal de Campinas a medalha “Carlos Gomes” e a medalha “Samuel Lisman” de Artes, conferida pela Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) pelos relevantes serviços prestados à cidade. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica do SODRE, em Uruguai, regente residente da Companhia Brasileira de Opera e assessor da direção artística do Teatro Municipal de São Paulo. Desde 2011 é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

 


Serviço:

Masterclass com Victor Hugo Toro

Data: 6 de setembro – quarta-feira

Horário: entre 14h e 17h

Local: Sala Mário Tavares (Anexo ao Theatro)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro – Rio de Janeiro

Entrada Franca

Inscrições abertas até 1º de setembro através do e-mail [email protected]

Patrocínio Oficial @petrobras