Programa Aprendiz Carioca, que abre as portas do mercado de trabalho aos jovens, é lançado no Rio

0
308

A Prefeitura do Rio  lança o programa Aprendiz Carioca, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), nesta sexta-feira (25/8), a partir das 10h, no Planetário do Rio. 

O Aprendiz Carioca vai oferecer a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho a 400 jovens selecionados a partir de currículos entregues e entrevistas realizadas ao longo dos últimos meses em ações promovidas em toda a cidade do Trabalha Rio, o programa itinerante de empregabilidade da SMTE. A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), organização da sociedade civil especializada na intermediação da inserção laboral de jovens em diversas empresas do país, é parceira do projeto e também apoiou a seleção dos candidatos.

Os jovens, de 14 a 22 anos em busca da primeira oportunidade profissional, serão aproveitados dentro da própria estrutura da Prefeitura do Rio, em diversos setores da administração pública, com carga horária de quatro horas diárias de trabalho. Além do primeiro contato com o dia a dia do mundo do trabalho, eles participarão de aulas teóricas, que oferecerão certificação após treinamento, com aulas semanais na instituição formadora, a Renapsi. Os aprovados receberão bolsa-auxílio de R$ 619,99 e auxílio-transporte, para a primeira oportunidade em meio expediente.

O compromisso social do programa se explica pelo público-alvo: os jovens selecionados para ingresso no programa Aprendiz Carioca são todos inscritos no CadÚnico para recebimento de benefícios sociais decorrentes de condições de vulnerabilidade social. Todos eles são estudantes dos ensinos fundamental e médio, ou já concluíram o ensino médio.