Ano letivo 2021: Teresópolis apresenta plano de retomada da Educação nas redes municipal e particular de ensino

0
1079

Ano letivo 2021: Teresópolis apresenta plano de retomada da Educação nas redes municipal e particular de ensino

• Escolas particulares voltam a partir do dia 1º de fevereiro de forma remota e possibilidade de ensino híbrido;
• Escolas municipais retornam no dia 8 com ensino remoto;
• Cartão alimentação dos alunos da rede municipal volta a ser carregado em fevereiro.


Prefeito Vinicius Claussen definiu junto com as Secretarias Municipal de Educação e Saúde o Plano de Retomada da Educação para o ano letivo de 2021. O planejamento recebeu contribuições do Comitê Intersetorial de Apoio ao Planejamento do Retorno às Aulas Presenciais, que se reuniu na manhã desta sexta-feira (22). O Comitê é formado por representantes da Prefeitura, dos sindicatos dos profissionais da Educação das redes municipal e privada, das escolas particulares, das equipes diretivas, dos funcionários de apoio e dos estudantes.

*CRONOGRAMA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL*

FEVEREIRO:

-O início das aulas será no dia 8 de fevereiro com ensino remoto.
-Retomada a recarga do cartão alimentação escolar dos alunos da rede.
-As unidades escolares farão adaptações necessárias na estrutura e apresentarão seu plano de retorno para ensino híbrido, observando a sua realidade, espaço físico e capacidade de atendimento aos alunos.

MARÇO:

Possível início híbrido do funcionamento do EJA e do Ensino Fundamental I e II, de acordo com avaliação da Vigilância Sanitária da adequação das unidades aos protocolos sanitários e do quadro epidemiológico da unidade. Com o ensino híbrido, também será oferecido aos alunos da rede municipal, nos dias de aulas presenciais, itens da agricultura familiar, além do cartão alimentação.

ABRIL:

Possível início híbrido do funcionamento de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Da mesma forma, serão oferecidos aos alunos itens da agricultura familiara nos dias de aulas presenciais, além do cartão alimentação.

JULHO:

Avaliação e planejamento do 2º semestre.

PRÉ-REQUISITOS PARA A REABERTURA:

● Visita da Vigilância Sanitária para avaliar o cumprimento dos protocolos de segurança definidos pela Secretaria de Saúde, e que serão publicados em decreto.
Emissão do Alvará COVID-19 da Educação.
● Atualização diária do aplicativo “Minha Saúde” pelos profissionais da Educação, para monitoramento de sintomas suspeitos da Covid-19.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA:

O protocolo sanitário para o segmento está sendo definido pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação e as próprias unidades escolares estão se preparando para o retorno às aulas na modalidade de ensino híbrido com segurança, fazendo a aquisição dos seguintes materiais:

Tapetes sanitizantes;
Sanitização das unidades escolares;
Kit higiene;
Máscaras de tecido para alunos e professores;
Termômetro digital;
Totem para álcool em gel;
Dispensers para álcool em gel nas portas de todas as salas;
Dispensers para sabonete líquido e álcool em gel nas pias dos banheiros;
Lixeira com acionamento por pedal;
Adesivos instrutivos;
Demarcação dos espaços;
Adaptação dos bebedouros.
Também estão previstas reuniões instrutivas para a equipe de limpeza das Unidades Escolares.

REAVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA PERIÓDICA:

● A cada 21 dias, a Secretaria de Saúde fará uma reavaliação do quadro epidemiológico da unidade escolar municipal e particular.
● Com a reavaliação do quadro epidemiológico, o percentual de retomada poderá sofrer alterações, de acordo com a delimitação do espaço físico e especificidade de cada Unidade Escolar.

*REDE PRIVADA*

Pelo plano, as aulas nas escolas particulares começam no dia 1º de fevereiro, na modalidade REMOTA com a possibilidade de ensino híbrido (parcialmente presencial) para até 30% dos alunos assim que o estabelecimento estiver de posse do alvará COVID-19 Educação, emitido pelo site da Prefeitura de Teresópolis.

Assim como as escolas municipais, as unidades privadas receberão visita da Vigilância Sanitária para avaliar o cumprimento dos protocolos de segurança definidos pela Secretaria de Saúde e todos os profissionais deverão fazer a atualização diária do aplicativo “Minha Saúde” pelos profissionais da Educação, para monitoramento de sintomas suspeitos da Covid-19. De acordo com a reavaliação epidemiológica, também aplicada a cada 21 dias na rede privada, o percentual de retomada poderá sofrer alterações, de acordo com a delimitação do espaço físico e especificidade de cada Unidade Escolar.

“Sabemos que os nossos alunos precisam voltar às aulas, mas temos ciência de que qualquer passo na direção da retomada precisa ser responsável, baseada na avaliação epidemiológica da Secretaria de Saúde. Estamos preparados para essa retomada, nossas unidades estão recebendo todo o suporte em infraestrutura, e assim que for apontada a possibilidade voltaremos com critérios, oferecendo toda a segurança para nossos alunos e profissionais da Educação”, garante o Prefeito Vinicius Claussen.