Enel Distribuição Rio  realiza projeto “Energia Legal” em Maricá

0
101

A Enel Distribuição Rio realiza, de terç (5/03) até sexta (8/03), o projeto Energia Legal em Maricá. O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a Enel Rio vai oferecer uma série de serviços para a população durante a iniciativa: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia. 

Em 57 edições, o projeto já identificou em torno de 22,9 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%. 

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar. 

 

Troca de geladeiras 

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar na Unidade Móvel de Atendimento até o dia 7, às 15h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), Itaipuaçu. 

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira antiga e funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (8), das 9h às 13h, no mesmo endereço do sorteio. 

 

Atendimento e consumo consciente de energia 

Durante a iniciativa, os moradores de Maricá também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de duas Unidades Móveis de Atendimento, que ficarão localizadas junto à Lona Cultural de Itaipuaçu. Nessas unidades, os clientes poderão solicitar segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros serviços. 

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá fazer o cadastro e realizar a troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes, fluorescentes e halógenas) por até duas lâmpadas de LED.

 

Serviço: 

 

Troca de geladeiras

Cadastramento para o sorteio da troca de geladeiras
Data:  5 a 7/3
Horário: 8h às 17h (dias 5 e 6) e 8h às 15h (dia 7)

Sorteio das geladeiras
Data: 7/3
Horário: às 17h

Substituição das geladeiras
Data: 8/3
Horário: 9h às 13h 

Local da ação: Lona Cultural de Itaipuaçu, na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), Itaipuaçu.

 

Unidade Móvel

Data: 5 a 8/3 (terça a sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Lona Cultural de Itaipuaçu

Endereço: Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), Itaipuaçu


Sobre a Enel Distribuição Rio  

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.