Expectativa dos empresários do comércio aumenta, segundo pesquisa da Fecomércio RJ

0
164

A expectativa do comércio subiu em relação a maio, mas ainda em um patamar mais baixo, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feita com 294 empresários do estado do Rio, entre os dias 2 e 12 de junho. 

A sondagem mostra que o índice geral ficou em 103,1 pontos, contra 100,3 do mês passado. O indicador da situação presente subiu de 76,9 para 80,0 pontos. O destaque foi o emprego que pulou de 72,4 em maio para 79,3 em junho. 

De acordo com a pesquisa, 37,1% dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo disseram que o número de empregados diminuiu ou diminuiu muito nos últimos três meses, enquanto em maio esse percentual era de 44,9%. Já 7,1% afirmaram que aumentou ou aumentou muito. Em maio, eram 6,2%. 

O indicador de situação futura também subiu de 116,0 pontos em maio para 118,5 pontos em junho. O destaque também foi o emprego que atingiu 100,7 pontos, contra 96,7 do mês passado.

 

Inadimplência

O índice de empresários do comércio adimplentes nos últimos três meses ficou em 50,3%. Na pesquisa anterior, 43,2% não ficaram inadimplentes. O número de inadimplentes ou muito inadimplentes caiu de 31,7% (maio) para 26,5% (junho). Já os pouco inadimplentes somam 23,1% neste último levantamento, contra 25,1% do mês passado. 

A inadimplência com fornecedores (37,7%) é o principal motivo relatado pelos entrevistados. Tributos federais (35,4%), bancos comerciais (32,3%), aluguel (17,7%) e parcelamento de tributos com pagamento interrompido (16,9%) são alguns outros motivos para a inadimplência.

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.