Governo do Estado dá início às obras de recuperação do sistema de bondes de Santa Teresa

0
178

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística, deu o pontapé inicial, neste sábado (25/11), às obras de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa. Ao final das intervenções, o sistema voltará a contar com seu trajeto original, beneficiando mais de 40 mil pessoas. 

O cronograma da obra será iniciado com a mobilização de equipamentos e de mão de obra, trabalho topográfico e aquisição de materiais, que já está sendo providenciada pela empresa responsável. Após essas etapas, será feita a implantação do canteiro de obras e o início das remoções, demolições e escavações.  

As obras incluem a recuperação dos mais de 6 quilômetros de extensão dos ramais Paula Mattos e Silvestre, paralisados há mais de dez anos, e a reforma da oficina de manutenção dos bondes. Sendo assim, a via permanente será totalmente reconstruída, com a remoção do pavimento, trilhos, placas e outros itens desgastados, que serão substituídos por novos. Além disso, a rede elétrica será reformada, com a retirada de antigos postes de ferro e a instalação de postes de concreto.

O investimento total para a reconstrução do sistema é de R$ 69.800.000, e a previsão de conclusão das obras é de 360 dias. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas anunciado pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário Washington Reis para mo

Por meio da Central Logística, a Setram promoveu o primeiro processo de renovação de motorneiros desde a fundação da empresa pública, em 2001. O treinamento dos 16 novos motorneiros que vão ingressar no sistema entrou na etapa final. Após fases teóricas, que englobaram o aprofundamento do regulamento da operação dos bondes, técnicas, condutas e segurança em eletricidade, os profissionais passam por um treinamento prático minucioso, sob a supervisão dos mais experientes, visando garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros. Além dos novos profissionais, a equipe também vai passar a contar com 16 auxiliares e dois supervisores. 

Com o reforço, será possível reduzir os intervalos e aumentar o horário de funcionamento dos bondes, que, atualmente, circulam das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 16h aos sábados, domingos e feriados. O intervalo é de 20 minutos. Após as obras de recuperação dos ramais e a consequente expansão do sistema, será avaliado o aumento do número de bondes. 

A tarifa do transporte é de R$ 20 ida e volta, com direito ao reembarque em ambos os sentidos no mesmo dia (um na ida e um na volta). Vale lembrar que, para moradores previamente cadastrados, estudantes da rede pública, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social, o embarque é gratuito.