Governo promove campanha inédita de doação de sangue voltada à comunidade LGBTI

0
762

O Governo do Estado promove, nesta semana, uma campanha inédita de doação de sangue voltada à comunidade LGBTI. A ação faz parte das celebrações pelo Dia Mundial do Orgulho LGBTI, comemorado no último dia 28 de junho. Além disso, a iniciativa marca a recente conquista, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), do direito de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersex, entre outros, também serem doadores. Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), a ação acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho em bancos de sangue de hospitais públicos de quatro cidades: Rio de Janeiro, Barra Mansa, Volta Redonda e Nova Friburgo.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel, lembrou que, no mês de junho, também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6) e por isso a realização da campanha com a população LGBT se torna ainda mais significativa.

– Nada mais simbólico que aliar as duas datas para a realizar uma grande campanha de doação de sangue. Fiquem atentos aos impedimentos para doação e também às orientações para participação. Estejam conosco neste importante momento para todo o estado – disse a secretária.

Por questão de segurança e prevenção, a campanha de doação de sangue seguirá todas as recomendações por conta da pandemia e do isolamento social. No Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), serão aceitas apenas doações de sangue LGBTI pré-agendadas, dentro do limite de 20 por dia, divididas entre o período da manhã e tarde (até 15 horas).

Os outros hospitais que receberão a campanha são a Santa Casa de Barra Mansa (somente no dia 29), o Hospital São João Batista de Volta Redonda (de 30 de junho a 3 de julho) e o Hemocentro Regional de Nova Friburgo (de 30 de junho a 3 de julho).


Comemorações

A Semana Mundial do Orgulho LGBTI no Estado do Rio foi oficialmente aberta na última sexta-feira (26/6) com a colocação de uma bandeira de 9 metros de altura e 30 metros de largura com as cores do arco-íris em frente à sede da Assembleia Legislativa (Alerj). Ela também esteve, no sábado (27/6), no Arpoador, em Ipanema. A bandeira foi confeccionada e doada pelo estilista Almir França, do Grupo Arco-Íris, para a Superintendência de Políticas LGBTI. A programação é organizada pelo Programa Rio Sem Homofobia, ligado à Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos da SEDSODH.

Para o subsecretário de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Thiago Miranda, este é um momento histórico e inédito para toda a comunidade LGBTI, já que até a decisão do STF oficialmente era proibido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução RDC n° 34/14, e pelo Ministério da Saúde (Portaria n° 158/16) que homens que mantivessem relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses doassem sangue.

– Doar sangue e salvar vidas sempre foi um desejo de muitos, mas a barreira do preconceito sempre foi um obstáculo. Derrubamos essa barreira e vamos juntos promover essa campanha. Entretanto, vivemos um momento delicado no país e precisamos seguir as orientações. Participem deste momento, mas usem máscara, respeitem o distanciamento e sigam todas as recomendações – afirmou Miranda.

Confira o endereço dos núcleos participantes da campanha:

Rio de Janeiro

Data: 29 de junho a 3 de julho

Horário: das 8 às 15 horas

Local: Banco de Sangue Herbert de Souza – Hospital Universitário Pedro Ernesto

Endereço: Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 109 – Vila Isabel – Rio de Janeiro

Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (21) 2868-8134.

 

Volta Redonda

Data: 30 de junho a 3 de julho

Horário: das 7 às 13 horas

Local: Hospital São João Batista

Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças, 235 – Colina – Volta Redonda

Telefone: (24) 3339-4242

 

Barra Mansa

Data: 29 de junho

Horário: das 7 às 11 horas

Local: Santa Casa de Barra Mansa

Endereço: Rua Pinto Ribeiro, 205 (anexo a Santa Casa)

Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (24) 3323-1918

 

Nova Friburgo

Data: 29 de junho a 03 de julho

Horário: 08 às 11:30 horas*

Local: Hemocentro Regional de Nova Friburgo

Endereço: Av. Pres. Costa e Silva, 349 – Centro – Hospital Raul Sertã

*Por conta do isolamento social, as doações serão realizadas mediante agendamento pelo telefone (22) 2523-8084

 

Requisitos básicos para doar sangue

Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

Estar bem de saúde.

Ter entre 16 * e 69 anos, 11 meses e 29 dias

*jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.

Pesar no mínimo 50 Kg.

Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

 

Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue

Febre – acima de 37°C

Gripe ou resfriado

Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)

Amamentação (até 1 ano após o parto)

Uso de alguns medicamentos

Anemia

Cirurgias

Extração dentária nos últimos 7 dias

Tatuagem ou piercing: 1 ano sem doar (Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)

Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano