Pesquisa do IFec RJ mostra que setor de serviços registrou alta pelo terceiro mês seguido no Estado do Rio

0
401

A expectativa do setor de serviços registrou alta mensal pelo terceiro mês consecutivo. O índice geral ficou em 108,4 pontos em setembro, contra 106,6 em agosto, 104,3 em julho e 103,4 pontos em junho. A elevação foi puxada, principalmente, pela situação presente, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 297 empresários do Estado do Rio, entre os dias 06 e 18 de setembro. 

O índice de situação presente avançou de 84,3 pontos no trimestre de junho a agosto para 86,8 de julho a setembro, com destaque para o comportamento do negócio, que apresentou elevação de 88,4 pontos do mês passado para 91,2 em setembro. 

A situação futura cresceu em relação ao trimestre móvel anterior de 121,5 pontos para 122,9, com a alta ligada principalmente à situação da demanda, que pulou de 124,9 em agosto para 126,4 pontos na mais recente pesquisa. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do Estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no Estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.