Rio se destaca no resultado geral da Pesquisa Mensal de Serviços 

0
363

Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de setembro de 2023, do IBGE, mostra que o estado do Rio foi destaque absoluto no resultado nacional, tanto no Geral quanto no Turismo, reforçando o bom desempenho do estado na sua contribuição na atividade econômica brasileira. 

O volume geral no estado avançou 1,9% em setembro frente ao mês anterior. No comparativo com setembro de 2022, o avanço no volume foi ainda maior: 5,5%. Com o resultado, o setor de serviços acumulou alta de 5,2% em 2023 e de 5,8% nos últimos 12 meses. 

As variações positivas foram observadas em quatro atividades: serviços prestados às famílias (19,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (13,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,2%) e outros serviços (4,1%).

 

Turismo

O Rio de Janeiro foi o principal contribuinte para o resultado positivo do setor de serviços de turismo em setembro. O índice variou 9,7% se comparado a agosto e 23,2% na comparação interanual. Com isso, o estado acumula alta de 10,9% nos últimos 12 meses e de 11,8% no ano. 

“Com o advento das comemorações de final de ano e a chegada das férias escolares, espera-se uma busca maior por serviços de turismo e de transporte das compras realizadas nas promoções para o Natal”, conclui o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.