Pesquisa Fcomércio – Despesas de início de ano: aumenta o número de consumidores que pretendem parcelar IPTU, IPVA e outros gastos

0
642

O ano de 2022 chegou e, com ele, os tradicionais boletos de IPTU, IPVA e material escolar, entre outros. Sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com consumidores fluminenses sobre essas despesas de início de ano mostra que houve aumento do número de consumidores que pretendem parcelar essas despesas, além de diminuição do índice de pessoas que revelam ter feito uma reserva para quitação destes gastos no ano anterior. 38% dos entrevistados que possuem essas despesas separaram um valor para pagamento ao longo de 2021 – nos estudos dos últimos anos, este percentual foi de 52,3% e 41,8%, respectivamente.
IPTU

Dos 79,4% dos informantes que afirmaram possuir esse gasto, 69,2% pretendem parcelar o tributo, e outros 30,8% quitarão à vista. Em 2021, o número de consumidores que pretendiam parcelar era menor: 62,2%, e os que iriam pagar à vista equivaliam a 37,8% dos entrevistados.
IPVA

Entre os 65,6% dos entrevistados que possuem esse gasto, 65% pretendem parcelar e 35% pagarão de uma única vez. No ano passado, esses dados correspondiam a 56,8% (parcelado) e 43,2% (à vista).
Matrícula Escolar

Dos 36,4% dos consumidores que têm essa despesa, 58,2% pretendem pagar à vista e 41,8% devem parcelar esse gasto. Em comparação com 2021, esses percentuais eram de 57,3% (à vista) e 42,7% (parcelado).
Material Escolar

Entre os 42,3% dos informantes que possuem esse gasto, 65,9% pretendem parcelar e 34,1% devem pagá-lo à vista. Em 2021, esses dados eram de 59,1% (parcelado) e 40,9% (à vista).

A sondagem ocorreu entre os dias 11 e 18 de janeiro e contou com a participação de 506 consumidores do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de obter informações relativas às despesas extras dos fluminenses no início de ano e a forma como estas serão pagas.
Reservas para despesas

Em relação aos consumidores que possuem esses gastos de início de ano, 62% afirmam que não costumam guardar uma reserva ao longo do ano anterior para quitar esse tipo de despesa, seguidos por 38% que preferem ter um valor guardado para pagamento desses gastos.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.