Pier Mauá eleva os padrões de segurança e conforto para garantir uma temporada de cruzeiros memorável

0
332
default

A temporada de cruzeiros 2023/2024 no Pier Mauá está prestes a começar, e este ano, os passageiros podem esperar uma experiência ainda mais segura e confortável. Os preparativos estão a todo vapor, visando oferecer aos viajantes o máximo de proteção e comodidade durante sua passagem pelo terminal. 

Sendo uma das mais longas dos últimos anos, a temporada de cruzeiros começa no dia 27 de outubro de 2023 e segue até 4 de maio de 2024. Ao todo serão 37 gigantes, sendo 28 navios estrangeiros e nove nacionais. Destes, quatro atracarão pela primeira vez em nossa Cidade Maravilhosa. A previsão é de 70 escalas nacionais e 51 internacionais.

 

Segurança e conforto em primeiro lugar 

O Pier Mauá coloca a segurança e o conforto dos passageiros em destaque nesta temporada. A infraestrutura do terminal será aprimorada com a instalação de coberturas em suas áreas e um sistema de climatização para garantir o conforto dos viajantes. 

Antes de embarcar nos navios, todos os passageiros e tripulantes passam por inspeções rigorosas, incluindo verificações de malas de mão, detectores de metais e, quando necessário, revistas pessoais. Além disso, todos os armazéns estão equipados com os mais modernos escâneres, sistemas de raio X, câmeras de vigilância e seguranças altamente treinados. 

O terminal internacional de cruzeiros também está em negociação para disponibilizar a venda do Riocard (sistema de bilhetagem eletrônica) para maior comodidade dos passageiros que desejarem explorar a cidade usando o transporte público. 

“Nossa dedicação à segurança vai além das medidas convencionais. Cumprimos rigorosamente as Portarias da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (COANA) 80 e 76, que estabelecem as condições de funcionamento e os requisitos técnicos do sistema de segurança de um recinto alfandegado. O alfandegamento no Pier Mauá não apenas atende aos interesses aduaneiros, mas também defende a segurança de nossos viajantes, tripulantes e usuários da instalação portuária”, comenta Marcello Chagas, coordenador de operações do Pier Mauá.

 

Protocolos de segurança de padrão internacional 

O Pier Mauá é o segundo terminal do tipo no Brasil a cumprir normas internacionais obrigatórias, como o ISPS CODE. Os rigorosos protocolos de segurança seguem estritamente o Plano de Segurança aprovado pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis Estadual (CESPORTOS) e Nacional (CONPORTOS), garantindo que a interface entre navios e instalações portuárias seja altamente segura, prevenindo o embarque de explosivos e outros riscos. 

Desde que começou a operar em 1998 como terminal de passageiros, já passaram pelo Pier Mauá mais de seis milhões de viajantes em mais de 200 navios de diferentes nacionalidades.

 

Sobre a temporada anterior 

Na temporada 2022/2023, os navios de cruzeiros tiveram um impacto significativo na economia da cidade e arredores, com um valor especulativo aproximado de R$ 996,2 milhões considerando que cada cruzeirista gasta em média US$ 250 por dia na região, somado aos empregos gerados. Foram registrados 410.063 passageiros, com 110.306 embarques, 105.370 desembarques e 194.387 turistas em trânsito, totalizando 35 navios e 117 escalas.