Procon Carioca realiza o Renegocia!, mutirão de negociação de dívidas

0
173

O Procon Carioca, em parceria com o Ministério da Justiça e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vai realizar o Renegocia!, mutirão de negociação de dívidas, entre os dias 24 de julho e 11 de agosto. O evento é uma importante oportunidade para o consumidor endividado e superendividado resolver pendências e limpar seu nome dos cadastros restritivos de crédito, como SPC e Serasa.

Poderão ser negociadas dívidas bancárias e não bancárias, incluindo compromissos financeiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada. Isso inclui instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros setores. O objetivo é proporcionar um espaço de negociação abrangente para atender as diferentes necessidades dos consumidores.

Já dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural, além de pensão alimentícia, são a exceção e não poderão ser incluídas no Renegocia!.

O objetivo da iniciativa é a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível. O foco principal são os superendividados, ou seja, pessoas que possuem um nível de endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento. Mas poderá participar do mutirão qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda.

Para participar do mutirão, é obrigatório levar documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor pode levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros.

No Procon Carioca, o atendimento será realizado presencialmente, com agendamento prévio, na sede na Rua Maia Lacerda, 167, no Estácio; na Central 1746, localizada na sede da Prefeitura, na Cidade Nova, e no Posto Avançado do Procon, na Universidade Candido Mendes, em Ipanema, com agendamento prévio. A equipe atenderá também pelo site do Procon Carioca e via consumidor.gov.br, além do telefone 1746.

“O mutirão é uma excelente oportunidade para os consumidores renegociarem suas dívidas, em diversos segmentos e em condições mais favoráveis. E, dessa forma, terem seu nome limpo dos cadastros restritivos de crédito, como SPC e Serasa”, explica Igor Costa, diretor-executivo do Procon Carioca.

Canais de Atendimento do Procon Carioca:

Portal: proconcarioca. prefeitura.rio

Instagram @proconcariocaoficial

Facebook /Twitter: @proconcarioca

– Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

– Procon Carioca: Rua Maia de Lacerda 167, 3ºandar, Estácio

Agendamento prévio pelo e-mail: [email protected]

– Posto Avançado Procon/UCAM (Ipanema)

Agendamento prévio pelo e-mail: [email protected].