Rio conclui campanha antirrábica neste sábado (11/11)

0
131

A última etapa da campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), acontece neste sábado (11/11), nos bairros de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba. Serão cerca de 90 postos funcionando das 9h às 17h para vacinar cães e gatos de toda a região contemplada. A relação dos postos desta quinta e última etapa está disponível AQUI.

A campanha, iniciada em agosto, ocorreu de forma escalonada por bairros, divididos em cinco grupos para alcançar todas as regiões da cidade. O município do Rio encerra a campanha de vacinação antirrábica com resultados positivos. Nas etapas anteriores, foram vacinados mais de 380 mil animais, entre cães e gatos. A expectativa do IVISA-Rio para esse último dia é bater a meta de 500 mil animais vacinados no ano passado.

A adesão em massa da população à vacinação antirrábica ajuda a prevenir e manter o controle da raiva, que não é notificada no município em cães e gatos há 28 anos e, em humanos, há 37 anos. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva. Vale lembrar que poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis.

Os cariocas que perderam algum dia da campanha podem levar os seus animais para vacinar no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. As unidades oferecem a vacina antirrábica gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.