Rio de Janeiro – Projeto “Livros nas Praças” retorna ao Parque Olímpico da Barra

0
811
05/09/2016. Parque Olímpico-Conclusão. Jogos Paralímpicos. Aereas. Barrada Tijuca. Rio de Janeiro. Photo: ( Rio 2016 / Alex Ferro ).

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, anuncia que o projeto “Livros nas Praças”, que leva um ônibus-biblioteca para vários bairros do Rio, estará no Parque Olímpico da Barra no próximo dia 19 (quinta-feira) para emprestar livros gratuitamente.

O veículo adaptado funciona como uma biblioteca sobre rodas. O acervo com livros que atendem a todas as idades, incluindo clássicos, literatura nacional e internacional, infantis e por aí vai, fica à disposição dos moradores da região para que eles peguem emprestados e devolvam no prazo combinado. Dessa forma, o hábito da leitura é estimulado, assim como formas de adquirir conhecimento que não dependam exclusivamente da internet.

Para a secretária de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa, é uma satisfação ter esse projeto no Parque Olímpico, já que ele “visa democratização e acesso ao vasto mundo literário”, comemora a secretária, dizendo ainda que os equipamentos do legado olímpico podem e devem ser utilizados não só para o esporte, mas também para lazer e incentivo ao conhecimento.

– O Legado Olímpico não se resume apenas às atividades esportivas. A educação e o entretenimento são fundamentais para uma boa qualidade de vida – completou a secretária Camila.

O ônibus conta com acervo de mais de 2.000 exemplares, formado 80% por livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato.

O ônibus-biblioteca “Livros nas Praças” possui uma porta com acessibilidade para cadeirantes, e também uma cadeira de transbordo para idosos e pessoas com necessidades especiais. Cerca de 60 livros são em braile para adultos, 120 exemplares em braile para crianças, e outros 60 com fonte ampliada para pessoas com baixa visão, além de 20 audiobooks.

Os visitantes podem ler no ônibus, ou levar até dois livros, gratuitamente, para casa, apresentando um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro no próprio local.

Segurança Sanitária
O projeto segue todas as normas de segurança de prevenção à Covid-19. Há totens com álcool em gel 70% na parte externa do ônibus-biblioteca, mesa exclusiva com máscara e luvas para distribuição gratuita, dispensers com álcool em gel no interior do ônibus, termômetro para aferição de temperatura e luz UV para desinfecção do acervo literário.

SERVIÇO:
PROJETO “LIVROS NAS PRAÇAS” NO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA
Local: Parque Olímpico da Barra
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca – RJ
Dia: 19 de novembro (quinta-feira)
Horário: das 10h às 16h.